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http://hdl.handle.net/10071/33837
Autoria: | Costa, Maria Quaresma Gomes |
Orientação: | Santana, Pedro Alexandre, Isabel |
Data: | 19-Nov-2024 |
Título próprio: | A serious game to increase children’s knowledge about the vital role of sharks in marine ecosystems |
Referência bibliográfica: | Costa, M. Q. G. (2024). A serious game to increase children’s knowledge about the vital role of sharks in marine ecosystems [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33837 |
Palavras-chave: | Serious games Player profiles Shark conservation Perception change Children’s perception of sharks Jogos sérios Perfis de jogadores Conservação dos tubarões Mudança de percepção Percepção das crianças sobre os tubarões |
Resumo: | Given the alarming decline in shark populations due to overfishing and unsustainable
practices, it has become essential to raise public awareness about this environmental crisis.
In this context, an educational game was developed, consisting of two mini-games, with
the main goal of changing the negative perceptions children may have about sharks.
The game aims to educate young players about the vital role sharks play in maintaining
the health of marine ecosystems, using interactive activities to help children understand
the challenges these species face due to human actions. The mini-games were designed to
be both educational and fun, incorporating adaptive mechanisms that adjust the experience
to the different characteristics of the players. This approach allowed for an analysis
of how different player profiles interacted with the game, evaluating whether the collected
data showed consistent patterns or significant differences between profiles. The dissertation
contributes to the field of educational games focused on conservation, promoting a
positive change in children’s attitudes towards sharks.
Tests conducted with 38 children, aged between 9 and 11, showed a significant increase
in their knowledge about sharks and a positive change in perception. Additionally, it was
observed that the game adapted well to the different player profiles, allowing all participants,
regardless of age, gender, or skills, to intuitively complete the tasks. The study
highlights the role of educational games in fostering more responsible and sustainable
behaviors in ocean conservation. Face à alarmante diminuição das populações de tubarões devido à sobrepesca e práticas insustentáveis, torna-se essencial aumentar a consciencialização pública sobre esta crise ambiental. Neste contexto, foi desenvolvido um jogo educativo composto por dois minijogos, cujo principal objetivo é mudar as percepções negativas que as crianças possam ter em relação aos tubarões. O jogo pretende educar os jovens sobre o papel vital dos tubarões na manutenção da saúde dos ecossistemas marinhos, utilizando atividades interativas para que as crianças compreendam os desafios que estas espécies enfrentam devido às ações humanas. Os minijogos foram desenhados para serem simultaneamente educativos e divertidos, com mecanismos adaptativos que ajustam a experiência às diferentes características dos jogadores. Esta abordagem permitiu analisar como diferentes perfis de jogadores interagiram com o jogo, avaliando se os dados recolhidos indicavam padrões consistentes ou diferenças significativas entre perfis. A dissertação contribui para o campo dos jogos educativos focados na conservação, promovendo uma mudança positiva nas atitudes das crianças em relação aos tubarões. Os testes realizados com 38 crianças, com idades compreendidas entre 9 e 11 anos, demonstraram um aumento significativo no conhecimento sobre tubarões e uma mudança positiva na sua perceção. Além disso, observou-se que o jogo se adaptou adequadamente aos diferentes perfis de jogadores, permitindo que todos, independentemente da idade, género ou competências, completassem as tarefas de forma intuitiva. O estudo reforça o papel dos jogos educativos na promoção de comportamentos mais responsáveis e sustentáveis na conservação dos oceanos. |
Designação do Departamento: | Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação |
Designação do grau: | Mestrado em Engenharia Informática |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_maria_gomes_costa.pdf | 27,4 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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