Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/33837
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantana, Pedro-
dc.contributor.advisorAlexandre, Isabel-
dc.contributor.authorCosta, Maria Quaresma Gomes-
dc.date.accessioned2025-03-19T16:05:54Z-
dc.date.available2025-03-19T16:05:54Z-
dc.date.issued2024-11-19-
dc.date.submitted2024-09-
dc.identifier.citationCosta, M. Q. G. (2024). A serious game to increase children’s knowledge about the vital role of sharks in marine ecosystems [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33837por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/33837-
dc.description.abstractGiven the alarming decline in shark populations due to overfishing and unsustainable practices, it has become essential to raise public awareness about this environmental crisis. In this context, an educational game was developed, consisting of two mini-games, with the main goal of changing the negative perceptions children may have about sharks. The game aims to educate young players about the vital role sharks play in maintaining the health of marine ecosystems, using interactive activities to help children understand the challenges these species face due to human actions. The mini-games were designed to be both educational and fun, incorporating adaptive mechanisms that adjust the experience to the different characteristics of the players. This approach allowed for an analysis of how different player profiles interacted with the game, evaluating whether the collected data showed consistent patterns or significant differences between profiles. The dissertation contributes to the field of educational games focused on conservation, promoting a positive change in children’s attitudes towards sharks. Tests conducted with 38 children, aged between 9 and 11, showed a significant increase in their knowledge about sharks and a positive change in perception. Additionally, it was observed that the game adapted well to the different player profiles, allowing all participants, regardless of age, gender, or skills, to intuitively complete the tasks. The study highlights the role of educational games in fostering more responsible and sustainable behaviors in ocean conservation.por
dc.description.abstractFace à alarmante diminuição das populações de tubarões devido à sobrepesca e práticas insustentáveis, torna-se essencial aumentar a consciencialização pública sobre esta crise ambiental. Neste contexto, foi desenvolvido um jogo educativo composto por dois minijogos, cujo principal objetivo é mudar as percepções negativas que as crianças possam ter em relação aos tubarões. O jogo pretende educar os jovens sobre o papel vital dos tubarões na manutenção da saúde dos ecossistemas marinhos, utilizando atividades interativas para que as crianças compreendam os desafios que estas espécies enfrentam devido às ações humanas. Os minijogos foram desenhados para serem simultaneamente educativos e divertidos, com mecanismos adaptativos que ajustam a experiência às diferentes características dos jogadores. Esta abordagem permitiu analisar como diferentes perfis de jogadores interagiram com o jogo, avaliando se os dados recolhidos indicavam padrões consistentes ou diferenças significativas entre perfis. A dissertação contribui para o campo dos jogos educativos focados na conservação, promovendo uma mudança positiva nas atitudes das crianças em relação aos tubarões. Os testes realizados com 38 crianças, com idades compreendidas entre 9 e 11 anos, demonstraram um aumento significativo no conhecimento sobre tubarões e uma mudança positiva na sua perceção. Além disso, observou-se que o jogo se adaptou adequadamente aos diferentes perfis de jogadores, permitindo que todos, independentemente da idade, género ou competências, completassem as tarefas de forma intuitiva. O estudo reforça o papel dos jogos educativos na promoção de comportamentos mais responsáveis e sustentáveis na conservação dos oceanos.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSerious gamespor
dc.subjectPlayer profilespor
dc.subjectShark conservationpor
dc.subjectPerception changepor
dc.subjectChildren’s perception of sharkspor
dc.subjectJogos sériospor
dc.subjectPerfis de jogadorespor
dc.subjectConservação dos tubarõespor
dc.subjectMudança de percepçãopor
dc.subjectPercepção das crianças sobre os tubarõespor
dc.titleA serious game to increase children’s knowledge about the vital role of sharks in marine ecosystemspor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203784022por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informáticapor
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Informáticapor
iscte.subject.odsProteger a vida marinhapor
thesis.degree.departmentDepartamento de Ciências e Tecnologias da Informaçãopor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_maria_gomes_costa.pdf27,4 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.