Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/33831
Autoria: | Bandeira, Matilde Mendes |
Orientação: | Abrantes, Pedro |
Data: | 19-Nov-2024 |
Título próprio: | Projeto (Re)ConheSer: A integração da comunidade cigana na escola básica |
Referência bibliográfica: | Bandeira, M. M. (2024). Projeto (Re)ConheSer: A integração da comunidade cigana na escola básica [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33831 |
Palavras-chave: | Educação inclusiva -- Inclusive education Cigano -- Gypsy Interculturalidade -- Intercultural Mediação cultural -- Cultural mediation Inclusão escolar Comunidade -- Community Integração social -- Social integration School inclusion |
Resumo: | A educação é um direito universal e deve ser acessível a todas as crianças,
independentemente do seu contexto, cultura, nacionalidade ou características individuais.
O Projeto (Re)ConheSER aborda as questões do insucesso, absentismo e abandono
escolar, que são frequentemente associados às crianças ciganas. Este projeto, por meio de
um diagnóstico realizado numa escola primária, visa desenvolver uma estratégia de
intervenção baseada no conhecimento da realidade e do contexto local, obtido através de
entrevistas e observações do quotidiano dos alunos e da comunidade escolar. O objetivo
é compreender a visão da comunidade cigana sobre o papel da escola, aumentar a sua
integração e reconhecimento na sociedade através da educação, e reduzir a discriminação
e marginalização dessa comunidade. A cultura identitária forte, aliada à discriminação
frequentemente enfrentada pelos ciganos, influencia o valor que estes atribuem à
educação. Desta forma, identificam-se desafios e oportunidades, propondo-se estratégias
que promovam, neste contexto, o conhecimento da cultura cigana, facilitem o
entendimento sobre o verdadeiro papel que atribuem à escola e contribuam para percursos
educativos mais consistentes, integrados e bem-sucedidos. Education is a universal right and should be accessible to all children, regardless of their context, culture, nationality, or individual characteristics. The (Re)ConheSER Project addresses issues of school failure, absenteeism, and dropout rates, which are frequently associated with Romani children. This project, through a diagnosis conducted at a primary school, aims to develop an intervention strategy based on the knowledge of the local reality and context, obtained through interviews and observations of the daily lives of students and the school community. The objective is to understand the Romani community's perspective on the role of school, increase their integration and recognition in society through education, and reduce discrimination and marginalization of this community. The strong cultural identity, coupled with the discrimination often faced by Romani people, influences the value they place on education. Therefore, challenges and opportunities are sketched, in order to propose strategies to promote knowledge of Romani culture, to facilitate understanding of the true role of school and to generate more consistent, integrated and succeeded educational pathways. |
Designação do Departamento: | Departamento de Sociologia |
Designação do grau: | Mestrado em Educação e Sociedade |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Master_matilde_mendes_bandeira.pdf Restricted Access | 531,91 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir Request a copy |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.