Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/33831
Author(s): Bandeira, Matilde Mendes
Advisor: Abrantes, Pedro
Date: 19-Nov-2024
Title: Projeto (Re)ConheSer: A integração da comunidade cigana na escola básica
Reference: Bandeira, M. M. (2024). Projeto (Re)ConheSer: A integração da comunidade cigana na escola básica [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33831
Keywords: Educação inclusiva -- Inclusive education
Cigano -- Gypsy
Interculturalidade -- Intercultural
Mediação cultural -- Cultural mediation
Inclusão escolar
Comunidade -- Community
Integração social -- Social integration
School inclusion
Abstract: A educação é um direito universal e deve ser acessível a todas as crianças, independentemente do seu contexto, cultura, nacionalidade ou características individuais. O Projeto (Re)ConheSER aborda as questões do insucesso, absentismo e abandono escolar, que são frequentemente associados às crianças ciganas. Este projeto, por meio de um diagnóstico realizado numa escola primária, visa desenvolver uma estratégia de intervenção baseada no conhecimento da realidade e do contexto local, obtido através de entrevistas e observações do quotidiano dos alunos e da comunidade escolar. O objetivo é compreender a visão da comunidade cigana sobre o papel da escola, aumentar a sua integração e reconhecimento na sociedade através da educação, e reduzir a discriminação e marginalização dessa comunidade. A cultura identitária forte, aliada à discriminação frequentemente enfrentada pelos ciganos, influencia o valor que estes atribuem à educação. Desta forma, identificam-se desafios e oportunidades, propondo-se estratégias que promovam, neste contexto, o conhecimento da cultura cigana, facilitem o entendimento sobre o verdadeiro papel que atribuem à escola e contribuam para percursos educativos mais consistentes, integrados e bem-sucedidos.
Education is a universal right and should be accessible to all children, regardless of their context, culture, nationality, or individual characteristics. The (Re)ConheSER Project addresses issues of school failure, absenteeism, and dropout rates, which are frequently associated with Romani children. This project, through a diagnosis conducted at a primary school, aims to develop an intervention strategy based on the knowledge of the local reality and context, obtained through interviews and observations of the daily lives of students and the school community. The objective is to understand the Romani community's perspective on the role of school, increase their integration and recognition in society through education, and reduce discrimination and marginalization of this community. The strong cultural identity, coupled with the discrimination often faced by Romani people, influences the value they place on education. Therefore, challenges and opportunities are sketched, in order to propose strategies to promote knowledge of Romani culture, to facilitate understanding of the true role of school and to generate more consistent, integrated and succeeded educational pathways.
Department: Departamento de Sociologia
Degree: Mestrado em Educação e Sociedade
Peerreviewed: yes
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Master_matilde_mendes_bandeira.pdf
  Restricted Access
531,91 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.