Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/3380
Author(s): Thornley, Andy
Date: Dec-2002
Title: Urban planning, local democracy and globalisation: the experience in three world cities
Number: 5
Pages: 21-28
ISSN: 1645-0639
DOI (Digital Object Identifier): 10.7749/citiescommunitiesterritories.dez2002.005.art02
Keywords: globalização
planeamento urbano
city marketing
competitividade urbana
Abstract: O artigo analisa o impacto da globalização económica no planeamento urbano. Demonstra como as cidades se encontram a interiorizar uma visão específica da globalização, respondendo com acções de city marketing. A atracção de investimento externo surge como uma das grandes prioridades do planeamento urbano. Esta visão é desenvolvida por novas elites urbanas, aqui chamadas de global growth coalitions, onde o sector empresarial é forte interventor, resultando numa ênfase em projectos de imagem, espectaculares, redireccionando recursos nesse sentido, deixando à margem as comunidades locais e promovendo o aumento da polarização social. Desenvolvimentos institucionais específicos nesse sentido resultam numa perda de dinâmicas democráticas locais. Estes processos são analisados em detalhe para os casos de Londres, Singapura e Sydney.
Peerreviewed: Sim
Access type: Open Access
Appears in Collections:DINÂMIA'CET-RN - Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cidades2002-5_Thornley.pdf164,53 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.