Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/3380
Autoria: Thornley, Andy
Data: Dez-2002
Título próprio: Urban planning, local democracy and globalisation: the experience in three world cities
Número: 5
Paginação: 21-28
ISSN: 1645-0639
DOI (Digital Object Identifier): 10.7749/citiescommunitiesterritories.dez2002.005.art02
Palavras-chave: globalização
planeamento urbano
city marketing
competitividade urbana
Resumo: O artigo analisa o impacto da globalização económica no planeamento urbano. Demonstra como as cidades se encontram a interiorizar uma visão específica da globalização, respondendo com acções de city marketing. A atracção de investimento externo surge como uma das grandes prioridades do planeamento urbano. Esta visão é desenvolvida por novas elites urbanas, aqui chamadas de global growth coalitions, onde o sector empresarial é forte interventor, resultando numa ênfase em projectos de imagem, espectaculares, redireccionando recursos nesse sentido, deixando à margem as comunidades locais e promovendo o aumento da polarização social. Desenvolvimentos institucionais específicos nesse sentido resultam numa perda de dinâmicas democráticas locais. Estes processos são analisados em detalhe para os casos de Londres, Singapura e Sydney.
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DINÂMIA'CET-RN - Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica

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