Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/33789
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Renato Jorge Lopes da-
dc.contributor.advisorPereira, António Ângelo Machado Matos-
dc.contributor.authorCarreira, Maria Beatriz Fernandes de Castro-
dc.date.accessioned2025-03-18T13:39:45Z-
dc.date.available2025-03-18T13:39:45Z-
dc.date.issued2024-12-10-
dc.date.submitted2024-10-
dc.identifier.citationCarreira, M. B. F. de C. (2024). AI-powered personalization: A behavioural economics perspective in marketing [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33789por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/33789-
dc.description.abstractWith the ever-growing evolution of Artificial Intelligence in recent years, the potential for this technology to be incorporated in various different fields has been accompanying the trend. This incorporation has led to increasing efficiency, productivity and growth. In today’s day and age, e-commerce and online marketing have been utilized as never before, with Artificial Intelligence playing a big role in this evolution and optimization. This investigation aims to analyse how there could be an integration of behavioural economics principles and theories into AI personalization strategies. This study also intends to assess and better understand the current landscape of AI-Powered personalization in Marketing, as well as investigate the impact that AI personalization has on the consumer behaviour. In order to reach the conclusions needed to answer said questions, these three matters were investigated in depth, on a first instance through the literature review, and later through the interviews conducted via the qualitative approach. Through the interviews it was possible to assess that the main reasons on why this integration would be a success was due to the general opinion that AI and the better understanding of the consumer behaviour is an asset to any company, leading to an improvement of overall results. On the other hand, the main reasons why this integration would be unsuccessful would be the lack of knowledge and know-how of the marketing professionals and the malfunctioning that still occurs with this technology, ultimately not delivering the expected results.por
dc.description.abstractCom a constante evolução da Inteligência Artificial nos últimos anos, o potencial para a incorporação desta tecnologia em diversas áreas tem acompanhado essa tendência. Esta incorporação tem levado ao aumento da eficiência, produtividade e crescimento. Na atualidade, o e-commerce e o marketing online têm sido utilizados como nunca antes, com a Inteligência Artificial a desempenhar um papel importante nesta evolução e otimização. Esta investigação tem como objetivo analisar como pode haver uma integração dos princípios e teorias da economia comportamental nas estratégias de personalização da IA. Este estudo também pretende avaliar e compreender melhor o panorama atual da personalização potenciada por IA no marketing, bem como investigar o impacto que a personalização da IA tem no comportamento do consumidor. Para alcançar as conclusões necessárias para responder a estas questões, estas três matérias foram investigadas em profundidade, numa primeira instância através da revisão da literatura e, posteriormente, através das entrevistas realizadas via abordagem qualitativa. Através das entrevistas, foi possível avaliar que as principais razões pelas quais esta integração seria um sucesso se devem à opinião geral de que a IA e a melhor compreensão do comportamento do consumidor são um ativo para qualquer empresa, levando a uma melhoria dos resultados gerais. Por outro lado, as principais razões pelas quais esta integração seria mal- sucedida seriam a falta de conhecimento e know-how dos profissionais de marketing, assim como as falhas que ainda ocorrem com esta tecnologia, como a não entrega dos resultados esperados.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectInteligência artificial -- Artificial intelligencepor
dc.subjectMarketing -- Marketingpor
dc.subjectPersonalizationpor
dc.subjectEconomia comportamental -- Behavioral economicspor
dc.subjectPersonalizaçãopor
dc.titleAI-powered personalization: A behavioural economics perspective in marketingpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203782097por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Empresaspor
dc.subject.jelM31por
dc.subject.jelO32por
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
dc.subject.jel1O Economic development, innovation, technological change, and growthpor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Master_maria_castro_carreira.pdf1,07 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.