Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/33765
Autoria: Alves, Sara Patrícia Lopes
Orientação: Costa, Renato Lopes da
Correia, Ricardo Jorge Castro de
Data: 28-Nov-2024
Título próprio: Fatores que potenciam a literacia financeira nos jovens: Uma abordagem DEMATEL
Referência bibliográfica: Alves, S. P. L. (2024). Fatores que potenciam a literacia financeira nos jovens: Uma abordagem DEMATEL [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33765
Palavras-chave: Literacia financeira -- Financial literacy
MCDA
DEMATEL
Finanças -- Finance
Educação financeira
Lawshe
Financial education
Resumo: A Literacia Financeira (LF) refere-se à aquisição de conhecimentos e competências que permitem compreender e utilizar produtos financeiros de forma a promover o bem-estar financeiro. Dada à crescente complexidade dos produtos, a importância da LF tem aumentado, principalmente desde tenra idade. Em Portugal, apesar de existirem programas como o Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF), persistem algumas lacunas, o que destaca a necessidade de novos modelos e abordagens. Este estudo visa identificar os fatores determinantes para a promoção da LF entre os jovens, utilizando uma abordagem multicritério, para tal, utiliza o método Decision MAking Trial and Evaluation Laboratory (DEMATEL), com vista a analisar a relação causa-efeito entre os fatores que a influenciam. O objetivo principal é a criação de um modelo que identifique as medidas mais eficazes para a melhoria da LF, considerando as variáveis socioeconómicas e demográficas que a impactam. Este modelo foi validado por especialistas através de questionários online, utilizando o método de Lawshe para avaliar e validar as medidas anteriormente levantadas na revisão de literatura. Os resultados mostram que medidas como a inclusão da educação financeira no currículo escolar e programas de formação contínua apresentam um impacto significativo na melhoria da LF. Também revela as principais causas e efeitos permitindo identificar medidas prioritárias para futuras políticas e programas educativos. Em suma, o estudo contribui para o desenvolvimento de estratégias eficazes que promovem a LF nos jovens, proporcionando ferramentas úteis para a tomada de decisão, e fornece um modelo replicável para a implementação de programas de educação financeira.
Financial Literacy (FL) refers to the acquisition of knowledge and skills that enable individuals to understand and use financial products to promote their financial well-being. Given the increasing complexity of financial products, the importance of FL has grown, particularly from an early age. In Portugal, despite the existence of programs like the National Financial Education Plan (PNFF), some gaps remain, highlighting the need for new models and approaches. This study aims to identify the key factors for promoting FL among young people using a multi-criteria approach. The Decision MAking Trial and Evaluation Laboratory (DEMATEL) method was employed to analyze the cause-effect relationships between the factors influencing FL. The primary objective is to create a model that identifies the most effective measures to improve FL, taking into account the socioeconomic and demographic variables that impact it. This model was validated by experts through online surveys, using the Lawshe method to evaluate and validate the measures previously identified in the literature review. The results show that measures such as the inclusion of financial education in school curriculum and continuous training programs have a significant impact on improving FL. The study also reveals the main causes and effects, allowing the identification of priority measures for future policies and educational programs. In summary, the study contributes to the development of effective strategies that promote FL among young people, providing useful tools for decision-making and offering a replicable model for implementing financial education programs.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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