Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/33738
Autoria: | Franco, Adriana Luís |
Orientação: | Ferreira, João Carlos Amaro Cale, Daniel Dantas |
Data: | 19-Nov-2024 |
Título próprio: | Gamification system for eco-driving: Enhancing driver motivation and fuel savings through game mechanics |
Referência bibliográfica: | Franco, A. L. (2024). Gamification system for eco-driving: Enhancing driver motivation and fuel savings through game mechanics [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33738 |
Palavras-chave: | Eco-driving Gamificação -- Gamification Sustainable transportation Behaviour change Fuel savings Game mechanics Condução ecológica Transportes sustentáveis Mudança de comportamento Poupança de combustível Mecanismos do jogo |
Resumo: | The continuous growth in environmental awareness, namely the decrease of carbon emissions and the fuel used to run a vehicle through eco-driving methods, underlines what this dissertation addresses. It introduces a novel strategy for popularising green and economic driving through a gamified system. Thus, gamification, utilising gaming design elements in nongame-based contexts, can potentially drive significant alterations in people's behaviours, including drivers.
The project develops a comprehensive and iterative framework for creating a system that motivates and encourages users to adopt sustainable driving practices using the design science research methodology. A user-centred system was chosen to provide essential information on driver performance, motivations, and perspectives related to gamification. The information in the data and the recommendations can increase the user's chances of obtaining the best results.
Therefore, the results of this research work form the basis for creating a system of gamification-centred sustainability for businesses in terms of environmental preservation and economic performance. The demonstrated approach also suggests addressing behaviour change in other relevant contexts related to sustainability objectives. O crescimento contínuo da consciência ambiental, nomeadamente a diminuição das emissões de carbono e do combustível utilizado para fazer funcionar um veículo através de métodos de condução ecológica, sublinha o que é abordado nesta dissertação. Introduz-se uma nova estratégia relacionada com a condução ecológica e económica através de um sistema de gamificação. Assim, a gamificação, utiliza os elementos de design de jogos em contextos não baseados em jogos, em que pode potencialmente conduzir às alterações significativas nos comportamentos das pessoas, incluindo os condutores. O projeto desenvolve uma estrutura abrangente e iterativa para a criação de um sistema que motiva e incentiva os utilizadores a adotarem práticas de condução sustentáveis, com a utilização da metodologia de Design Science Research. Foi escolhido um sistema centrado no utilizador para fornecer informações essenciais sobre o desempenho dos condutores, as motivações e as perspetivas relacionadas com a gamificação. A informação que está detida nos dados pode aumentar as possibilidades do utilizador obter os melhores resultados como também com as recomendações dadas. Por conseguinte, os resultados deste trabalho de investigação constituem a base para a criação de um sistema de sustentabilidade centrado na gamificação para a empresa no que diz respeito à preservação ambiental e ao desempenho económico. A abordagem demonstrada também sugere para abordar a questão da mudança de comportamento noutros contextos relevantes relacionados com objetivos de sustentabilidade. |
Designação do Departamento: | Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação |
Designação do grau: | Mestrado em Sistemas Integrados de Apoio à Decisão |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_adriana_luis_franco.pdf Restricted Access | 1,5 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir Request a copy |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.