Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/33647
Autoria: | Cipriano, Eva das Neves |
Orientação: | Rodrigues, Ricardo Borges |
Data: | 9-Dez-2024 |
Título próprio: | Estigma face à forma corporal: Vivências e perceções dos professores sobre as práticas em contexto escolar: Estudo de caso |
Referência bibliográfica: | Cipriano, E. das N. (2024). Estigma face à forma corporal: Vivências e perceções dos professores sobre as práticas em contexto escolar: Estudo de caso [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33647 |
Palavras-chave: | Estigma corporal Peso não normativo Impactos psicológicos Desempenho escolar Práticas dos professores Normativos para a inclusão Body stigma Non-normative weight Psychological impacts School performance Teacher practices Inclusion’s school regulations |
Resumo: | A par da preocupante prevalência global de problemas relacionados com o peso (e consequentes
impactos do estigma corporal), considerando o crescente número de questões relacionadas com a saúde
física e mental nos contextos escolares portugueses, o presente estudo adota uma abordagem ancorada
na psicologia social, focando-se na estrutura organizacional do sistema educativo para compreender de
que modo a organização escolar, e os professores em particular, percecionam os potenciais impactos da
forma corporal e do peso no bem-estar e processo educativo dos alunos, e o modo como consideram a
diversidade com base na forma corporal e no peso na definição das suas estratégias, mecanismos e
práticas educativas. Recorrendo a uma metodologia de análise qualitativa, foram realizadas 11
entrevistas individuais semiestruturadas com Diretores de Turma de 9.º ano e professores de Educação
Física de uma escola urbana portuguesa, cuja análise de resultados foi desenvolvida com recurso à
análise temática reflexiva de diferentes dimensões de análise patentes no instrumento de autoavaliação
das escolas no âmbito da qualidade da inclusão - QU!S-S (Heimlich et al., 2019). Embora se considerem
os impactos na saúde física, psicológica e social e consequentes impactos académicos, as atuais
condições de trabalho dos professores (influenciando a sua motivação e práticas) e as limitações da
organização escolar (como os recursos humanos) comprometem fortemente a implementação eficaz e
adequada dos atuais normativos para uma educação inclusiva centrada no aluno, fomentando a
negligência de um importante domínio do seu bem-estar, nomeadamente o psicológico. Along the increasing global prevalence of weight-related issues (and consequent impacts of body stigma), considering the increasing prevalence of physical and mental health issues in Portuguese school contexts, this study employs an approach grounded in social psychology, focusing on the organizational structure of the educational system, to understand how the school organization, and teachers in particular, perceive the potential impacts of body shape and weight on student’s well-being and educational process, and how teachers consider diversity based on body shape and weight when defining their strategies, mechanisms, and educational practices. Using a qualitative analysis methodology, 11 semi-structured individual interviews were conducted with 9th grade Class Directors and Physical Education teachers from a Portuguese urban school, and the results were analyzed using reflexive thematic analysis of different dimensions based on the assessment instrument of the quality of inclusive schools QU!S-S (Heimlich et al., 2019). Although physical, psychological, and social health impacts are considered, and consequent student’s academic performances, the current teacher’s working conditions (influencing their motivation and practices) and the constraints of school organization (such as human resources) strongly compromises an appropriate implementation of the current inclusion’s school regulations and an effective student-centered education, potentially neglecting an important aspect of their well-being, namely the psychological one. |
Designação do Departamento: | Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas |
Designação do grau: | Mestrado em Administração Escolar |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_eva_neves_cipriano.pdf | 1,19 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.