Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/33646
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Susana-
dc.contributor.advisorNeves, Dulce Morgado-
dc.contributor.authorNazareth, Juelma Pais Quaresma-
dc.date.accessioned2025-03-07T15:54:46Z-
dc.date.available2025-03-07T15:54:46Z-
dc.date.issued2024-12-10-
dc.date.submitted2024-10-
dc.identifier.citationNazareth, J. P. Q. (2024). O papel da comunicação como fator de qualidade na relação paciente-profissional de saúde: As perceções das parturientes do Hospital Nacional Simão Mendes na Guiné-Bissau quanto ao seguimento do parto e pós-parto [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33646por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/33646-
dc.description.abstractO parto é um momento não só marcante, mas também transformador na vida da mulher, uma experiência caracterizada por profundas mudanças: físicas, emocionais e pessoais. Para que esse momento seja uma experiência positiva, o período passado na maternidade, bem como a comunicação entre parturiente, instituição e profissionais envolvidos, deve correr em harmonia e respeito, o que nem sempre ocorre na realidade da Guiné-Bissau. Nesse cenário, esta dissertação apresenta um estudo exploratório sobre as perceções das parturientes relativamente à comunicação entre profissional de saúde e paciente face ao contexto do atendimento no parto e no pós-parto na maternidade do Hospital Nacional Simão Mendes. A investigação, de abordagem qualitativa, explora como a comunicação eficaz, com a transmissão de informações de forma clara, acessível e respeitosa, influencia a experiência e a satisfação das parturientes no processo do parto. Com base em entrevistas abertas e observação direta nos espaços internos e externos da maternidade, a análise concluiu que as puérperas estão sujeitas a uma comunicação inadequada, marcada pela violência física e verbal, além de uma falta de clareza nas informações fornecidas e um apoio emocional por parte das enfermeiras e parteiras. Esta abordagem profissional contribuiu para aumentar o sentimento de insegurança, frustração, desamparo, abandono e trauma. Os resultados indicam que uma comunicação de qualidade é fundamental para melhorar o atendimento e assegurar a satisfação das parturientes. Por fim, recomenda-se uma formação contínua dos profissionais de saúde e o reforço do protocolo de comunicação na maternidade nas diferentes fases do processo de nascimento, visando um atendimento mais empático e centrado nas gestantes.por
dc.description.abstractChildbirth is not only a defining moment in a woman's life, but also a transformative experience, marked by profound physical, emotional and personal changes. For this moment to be a positive experience, the time spent in the maternity ward and the communication between the woman giving birth, the institution and the professionals involved must be harmonious and respectful, which is not always the case in Guinea-Bissau. With this in mind, this thesis presents an exploratory study of parturients' perceptions of communication between health professionals and patients in the context of labour and postpartum care in the maternity ward of Simão Mendes National Hospital. The qualitative research explores how effective communication, with the transmission of information in a clear, accessible and respectful manner, influences parturients' experience and satisfaction in the labour process. Based on open-ended interviews and observation inside the maternity as well as the spaces open to the public, the analysis concludes that postnatal women are subjected to inadequate communication characterized by physical and verbal violence, as well as a lack of clarity in the information provided and emotional support from nurses and midwives. This professional approach contributed to increased feelings of insecurity, frustration, helplessness, abandonment and trauma. Findings suggest that quality communication is fundamental to improving care and ensuring parturient satisfaction. Finally, we recommend continuous training for health professionals and strengthening the communication protocol in the maternity ward at the different stages of the birth process, with the aim of providing more empathetic and pregnancy-centered care.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectComunicação em saúdepor
dc.subjectParturientepor
dc.subjectProfissional de saúde -- Healthcare professionalpor
dc.subjectNascimentopor
dc.subjectGuiné-Bissaupor
dc.subjectHealth communicationpor
dc.subjectParturientpor
dc.subjectBirthpor
dc.subjectGuinea-Bissaupor
dc.titleO papel da comunicação como fator de qualidade na relação paciente-profissional de saúde: As perceções das parturientes do Hospital Nacional Simão Mendes na Guiné-Bissau quanto ao seguimento do parto e pós-partopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203760409por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informaçãopor
iscte.subject.odsSaúde de qualidadepor
thesis.degree.departmentDepartamento de Sociologiapor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_juelma_quaresma_nazareth.pdf3,13 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.