Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/33626
Autoria: | Mata, J. T. da. Neves, J. S. Ávila, P. Lopes, M. Â. |
Data: | 2025 |
Título próprio: | Perfis e práticas de leitura de livros dos alunos em Portugal |
Título da revista: | Sociologia, Problemas e Práticas |
Número: | 107 |
Paginação: | 53 - 79 |
Referência bibliográfica: | Mata, J. T. da., Neves, J. S., Ávila, P., & Lopes, M. Â. (2025). Perfis e práticas de leitura de livros dos alunos em Portugal. Sociologia, Problemas e Práticas, (107), 53-79. https://doi.org/10.7458/SPP202510736723 |
ISSN: | 0873-6529 |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.7458/SPP202510736723 |
Palavras-chave: | Práticas de leitura Ensino básico e secundário Leitura de livros Família e leitura |
Resumo: | Com base numa operação de inquérito por questionário a uma amostra representativa de alunos matriculados no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário em Portugal continental, nos anos letivos de 2018/19 e 2019/2020, o artigo trata as práticas de leitura de livros, em formato impresso e digital, entendidas como prática cultural, avançando novos dados sobre o caso português. Os perfis sociais dos alunos e os contextos familiares são as duas principais dimensões em análise. Os resultados revelam a importância da inclusão das atividades e dinâmicas familiares relacionadas com a leitura no modelo analítico, complementando a abordagem mais comum na análise sociológica realizada a partir do capital cultural objetivado e institucionalizado. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica OPAC-CIES - RI - Artigos em revista científica internacional com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
article_109901.pdf | 241,11 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.