Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/33626
Autoria: Mata, J. T. da.
Neves, J. S.
Ávila, P.
Lopes, M. Â.
Data: 2025
Título próprio: Perfis e práticas de leitura de livros dos alunos em Portugal
Título da revista: Sociologia, Problemas e Práticas
Número: 107
Paginação: 53 - 79
Referência bibliográfica: Mata, J. T. da., Neves, J. S., Ávila, P., & Lopes, M. Â. (2025). Perfis e práticas de leitura de livros dos alunos em Portugal. Sociologia, Problemas e Práticas, (107), 53-79. https://doi.org/10.7458/SPP202510736723
ISSN: 0873-6529
DOI (Digital Object Identifier): 10.7458/SPP202510736723
Palavras-chave: Práticas de leitura
Ensino básico e secundário
Leitura de livros
Família e leitura
Resumo: Com base numa operação de inquérito por questionário a uma amostra representativa de alunos matriculados no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário em Portugal continental, nos anos letivos de 2018/19 e 2019/2020, o artigo trata as práticas de leitura de livros, em formato impresso e digital, entendidas como prática cultural, avançando novos dados sobre o caso português. Os perfis sociais dos alunos e os contextos familiares são as duas principais dimensões em análise. Os resultados revelam a importância da inclusão das atividades e dinâmicas familiares relacionadas com a leitura no modelo analítico, complementando a abordagem mais comum na análise sociológica realizada a partir do capital cultural objetivado e institucionalizado.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica
OPAC-CIES - RI - Artigos em revista científica internacional com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
article_109901.pdf241,11 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.