Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/33590
Author(s): Damas, Beatriz Maria de Abreu
Advisor: Baldi, Vania
Date: 4-Dec-2024
Title: As influenciadoras digitais Portuguesas e os hábitos de consumo da geração Z nos setores da moda e beleza: Análise de estudos de caso no Instagram e no TikTok
Reference: Damas, B. M. de A. (2024). As influenciadoras digitais Portuguesas e os hábitos de consumo da geração Z nos setores da moda e beleza: Análise de estudos de caso no Instagram e no TikTok [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33590
Keywords: Influenciadoras digitais portuguesas
Moda
Beleza
Instagram
TikTok
Geração Z -- Z Generation
Portuguese digital influencers
Fashion
Beauty
Abstract: Num cenário no qual a era digital transforma, a nível global, a forma como o ser humano interage, o seu comportamento enquanto consumidor é também orientado por novas formas de comunicação e influência social. Nas redes sociais, os influenciadores digitais têm demonstrado ter uma influência elevada nos hábitos de consumo dos seus seguidores, sendo um ponto de comunicação entre marcas e clientes. Neste sentido, a presente dissertação propôs investigar em concreto: De que forma é que as influenciadoras digitais portuguesas interferem nos hábitos de consumo da geração Z, nos setores da moda e beleza no Instagram e no TikTok. Por conseguinte, quis-se perceber como é que as influenciadoras digitais portuguesas conquistam e fidelizam seguidores, analisando as estratégias utilizadas, e caracterizar a geração Z em Portugal entendendo os seus hábitos de consumo digitais no contexto do Instagram e do TikTok, nos setores da moda e beleza. Adicionalmente, houve também a necessidade de compreender a relação particular entre as influenciadoras digitais portuguesas e os hábitos de consumo digitais da geração Z. Desta forma, recorrendo à metodologia qualitativa, foram realizadas duas entrevistas, a primeira a uma influenciadora digital portuguesa com destaque no Instagram, e a outra a uma criadora de conteúdos portuguesa de acordo com a relevância do seu perfil no TikTok, complementadas com um focus group realizado com membros da geração Z. Tendo em perspetiva a investigação realizada e a análise dos dados recolhidos, torna-se claro que as influenciadoras digitais através de valores como a autenticidade, a transparência, o senso de responsabilidade, o respeito e a criatividade conquistam diariamente os seus seguidores. Constatou-se que a geração Z é de facto bastante peculiar e efusiva no que toca à sua presença no Instagram e no TikTok, redes sociais nas quais mais gostam de se conectar com as pessoas, e passam algum tempo a acompanhar as suas personalidades do digital preferidas. Da sua relação com as influenciadoras digitais portuguesas, aferiu-se que a interferência destas figuras de destaque nos seus hábitos de consumo é baseada na admiração, confiança e identificação que sentem para com as suas partilhas.
In a scenario in which the digital age is transforming the way human beings interact globally, their consumer behaviour is also guided by new forms of communication and social influence. On social networks, digital influencers have proven to have a high influence on the consumption habits of their followers, being a point of communication between brands and customers. With this in mind, this dissertation set out to specifically investigate: How do Portuguese digital influencers influence the consumption habits of generation Z in the fashion and beauty sectors on Instagram and TikTok. We therefore wanted to understand how Portuguese digital influencers gain and retain followers, analysing the strategies they use, and to characterise generation Z in Portugal by understanding their digital consumption habits in the context of Instagram and TikTok, in the fashion and beauty sectors. In addition, there was also a need to understand the particular relationship between Portuguese digital influencers and the digital consumption habits of generation Z. Thus, using qualitative methodology, two interviews were carried out, the first with a Portuguese digital influencer with prominence on Instagram, and the other with a Portuguese content creator according to the relevance of her profile on TikTok, complemented by a focus group carried out with members of generation Z. Bearing in mind the research carried out and the analysis of the data collected, it is clear that digital influencers win over their followers on a daily basis through values such as authenticity, transparency, a sense of responsibility, respect and creativity. It was found that generation Z is indeed quite peculiar and effusive when it comes to their presence on Instagram and TikTok, the social networks where they most like to connect with people, and they spend time following their favourite digital personalities. From their relationship with Portuguese digital influencers, it emerged that the interference of these prominent figures in their consumption habits is based on the admiration, trust and identification they feel with their shares.
Department: Departamento de Sociologia
Degree: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Peerreviewed: yes
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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