Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/33490
Autoria: | Mata, João Trocado da Neves, José Soares Ávila, Patrícia Lopes, Miguel Ângelo |
Data: | 2025 |
Título próprio: | Práticas de leitura dos alunos dos ensinos básico e secundário – Barómetro’23 |
Referência bibliográfica: | Mata, João Trocado da, Neves, José Soares (coords), Ávila, Patrícia, e Lopes, Miguel Ângelo (2025), Práticas de leitura dos alunos dos ensinos básico e secundário – Barómetro’23, Lisboa, Observatório Português das Atividades Culturais, CIES-Iscte. |
ISBN: | 978-972-8048-95-2 |
Palavras-chave: | PNL2027; Práticas de leitura; Estudantes dos ciclos básico e sedundário |
Resumo: | O Plano Nacional de Leitura (PNL2027) encomendou ao Observatório Português das Atividades Culturais (OPAC), um estudo sobre a Evolução das Práticas de Leitura dos Alunos dos Ensinos Básico e Secundário. O estudo foi realizado em parceria com a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). Com esta operação, iniciou-se a construção de um sistema de recolha regular de informação sobre a evolução das práticas de leitura dos alunos do ensino não superior, respondendo a uma necessidade há muito diagnosticada pelas principais entidades com responsabilidades na promoção da leitura em Portugal (o Plano Nacional de Leitura ou a Rede de Bibliotecas Escolares), bem como pelas universidades e centros de investigação. Os resultados do Barómetro’23 mostram, em geral, valores elevados da leitura de livros, com percentagens de 97% no 1.º ciclo e 96% no 2.º ciclo, seguidas de uma diminuição progressiva para 90% no 3.º ciclo e 78% no ensino secundário. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | OPAC-CIES - R - Relatórios |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
report_hdl33490.pdf | 3,86 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.