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http://hdl.handle.net/10071/33426
Author(s): | Kovács, Marina Galvão |
Advisor: | Martins, Susana da Cruz |
Date: | 26-Nov-2024 |
Title: | Como tornar-se professor(a) em Cuba e no Brasil? O contributo dos sistemas de formação para a constituição da carreira docente |
Reference: | Kovács, M. G. (2024). Como tornar-se professor(a) em Cuba e no Brasil? O contributo dos sistemas de formação para a constituição da carreira docente [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33426 |
Keywords: | Educação latino-americana Educação comparada Formação de professores -- Teacher education Docente -- Teacher Identidade profissional -- Professional Identity Carreira profissional -- Professional career Latin american education Comparative education |
Abstract: | O futuro da Educação caminha para a literacia digital e, além do uso de novas estratégias
metodológicas de ensino, precisa considerar a superação de desafios educacionais básicos que
os vários países ainda enfrentam. A principal figura que possibilita e instrumentaliza esse
caminhar é o professor, que enfrenta hoje uma crise global. Estudos internacionais alertam para
a falta de docentes, já existente ou prevista para um curto prazo, dependendo do país. Assim, a
compreensão do status do professor e sua condição na carreira torna-se imprescindível para a
tomada de decisões e formulação de políticas públicas mais assertivas. A partir de estudos de
caso comparados com abordagem sócio-dinâmica, o trabalho busca analisar os sistemas de
formação de professores no Brasil e em Cuba, e qualificar o entendimento sobre os mesmos na
constituição da identidade docente. Concluiu-se que as propostas formativas se diferem
principalmente na articulação entre teoria e prática, e na promoção da troca entre pares mais
experientes. Nas entrevistas realizadas, observou-se que tal especificidade impacta de forma
muito expressiva nas fases iniciais da carreira – preparatória e de indução – porém também
reverberam, com menos intensidade, nas fases seguintes. Além disso, verificou-se que os
relatos de ambas as amostras se assemelham em relação aos desafios e motivações que
experienciam atualmente em suas sociedades. The future of Education moves towards digital literacy also the use of new methodological teaching strategies, and needs to consider overcoming basic educational challenges that countries still face. The main figure that enables and instrumentalizes this journey is the teacher, who is facing a crisis in part of the globe. International studies reveal an urgent need for teachers that already exists or is expected in the next years, depending on the country. Thus, understanding the teacher's status and career status becomes essential for making decisions and formulating more assertive public policies. Based on the study of comparative cases with a socio-dynamic approach, the research seeks to analyze the teacher training systems in Brazil and Cuba and qualify the understanding of them in the constitution of teaching identity. It concludes that the training proposals differ mainly in the articulation between theory and practice, and in promoting exchange between more experienced colleagues. During the interviews, it was observed that such feature has a greater impact on the initial phases of the career – preparatory and induction – but also reverberates, with less intensity, on the following phases. In addition, it founded that the reports of both samples are similar in terms of the challenges and motivations they currently experience in their societies. |
Department: | Departamento de Sociologia |
Degree: | Mestrado em Educação e Sociedade |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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