Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/33422
Author(s): Qin Yongjian
Advisor: Mateus, Sandra
Date: 21-Nov-2024
Title: O impacto do estatuto socioeconómico familiar no desempenho escolar em Nanning, China: Alunos do ensino secundário numa escola pública
Reference: Qin Yongjian (2024). O impacto do estatuto socioeconómico familiar no desempenho escolar em Nanning, China: Alunos do ensino secundário numa escola pública [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33422
Keywords: Avaliação do desempenho escolar -- Assessment of school performance
Ensino secundário
Condição socioeconómica -- Socioeconomic status
Família
China education
Secondary education
Family
Abstract: Este estudo tem como objetivo conhecer a possível relação entre o status socioeconómico familiar e o desempenho escolar. Foram utilizadas como variáveis dependentes as médias das notas de 196 estudantes de uma escola secundária na cidade de Nanning, Guangxi, China, numa prova intermédia e numa prova final ao longo de um ano letivo nas disciplinas de Matemática, Física e Inglês. O estudo discute o grau de influência do nível educacional dos pais, a profissão dos pais e a riqueza familiar sobre o desempenho dos estudantes. Por meio do modelo de regressão, foi analisado o papel do status económico familiar no desempenho académico dos estudantes, além de se examinar as diferenças significativas entre o nível educacional dos pais, a profissão dos pais e a riqueza familiar em relação ao desempenho escolar. O estudo levou às seguintes conclusões: a profissão dos pais e o nível educacional dos pais têm um impacto significativo no desempenho escolar dos alunos. Concluímos, assim, que há uma correlação positiva com o desempenho dos estudantes. As variáveis de maior influência foram o nível educacional dos pais, seguidas pela profissão dos pais, sendo a riqueza familiar o fator de menor impacto. Por meio da análise de dados, foi possível compreender que a diferença na quantidade de riqueza familiar afeta os recursos educacionais acessíveis aos estudantes, o que, por sua vez, influencia significativamente o desempenho escolar. O estudo demonstrou que a profissão e o nível educacional dos pais são variáveis objetivas e difíceis de alterar. Ao mesmo tempo, os professores podem criar na sala de aula uma janela de aprendizagem compartilhada, promovendo a ajuda mútua e melhorando a distribuição de recursos educacionais de qualidade entre os alunos.
This study aims to explore the potential relationship between family socioeconomic status and academic performance. The dependent variables used were the average grades of 196 students from a secondary school in the city of Nanning, Guangxi, China, in a midterm and a final exam over one academic year in the subjects of Mathematics, Physics, and English. The study examines the degree of influence of parents' educational level, parents' occupation, and family wealth on students' academic performance. Using a regression model, the role of family economic status in students' academic outcomes was analyzed, along with significant differences in parents' educational level, parents' occupation, and family wealth concerning academic performance. The study reached the following conclusions: parents' occupation and educational level significantly impact students' academic performance, showing a positive correlation with students' outcomes. The most influential variables were parents' educational level, followed by parents' occupation, with family wealth having the least impact. Data analysis revealed that differences in family wealth affect the educational resources accessible to students, which, in turn, significantly influence academic performance. The study demonstrated that parents' occupation and educational level are objective variables that are challenging to change. Meanwhile, teachers can create a shared learning environment in the classroom, fostering mutual assistance and improving the distribution of quality educational resources among students.
Department: Departamento de Sociologia
Degree: Mestrado em Educação e Sociedade
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Master_qin_yongjian.pdf3,87 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.