Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/33420
Autoria: Ring, Charlotte
Orientação: Carmo, Renato Miguel do
Data: 9-Dez-2024
Título próprio: Educational discourse in Germany: A qualitative analysis of media reactions to PISA 2022
Referência bibliográfica: Ring, C. (2024). Educational discourse in Germany: A qualitative analysis of media reactions to PISA 2022 [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33420
Palavras-chave: PISA Program for International Student Assessment
Avaliação do desempenho escolar -- Assessment of school performance
Desigualdade social -- Social inequality
Sistema educativo -- Education system
Meios de comunicação -- Media
Perspetiva -- Perspective
Análise do discurso -- Speech analysis
Educação -- Education
Resumo: The recent PISA study conducted in 2022 revealed a significant decline in the educational per- formance of German pupils, surpassing the negative impact observed after the first PISA shock in 2001. The release of these results generated substantial media attention and sparked wide- spread commentary from education experts, politicians, and public figures. This study aims to investigate the diverse perspectives presented in the media regarding the recent PISA findings, with a particular emphasis on social inequality. The research involves conducting a qualitative content analysis of the published media content to analyse various positions and opinions across different newspapers. This approach will help to understand how individuals interpret and eval- uate the PISA outcomes and their implications for growing social inequality in Germany. The study seeks to identify the perceived shortcomings in the education system and corresponding proposed reforms to address the problems that PISA has uncovered. The study will also explore which themes are emphasized in the media and how they shape public discourse on education, with special attention to the emphasis on social inequality and its perceived relevance to the poor PISA results.
O recente estudo PISA realizado em 2022 revelou um declínio significativo no desempenho escolar dos alunos alemães, ultrapassando o impacto negativo observado após o primeiro choque do PISA em 2001. A divulgação destes resultados gerou uma atenção substancial dos meios de comunicação social e suscitou comentários generalizados de especialistas em edu- cação, políticos e figuras públicas. Este estudo tem como objetivo investigar as diversas per- spectivas apresentadas nos meios de comunicação social relativamente aos recentes resultados do PISA, com especial ênfase na desigualdade social. A investigação envolve a realização de uma análise de conteúdo qualitativa dos conteúdos publicados nos meios de comunicação social para analisar as várias posições e opiniões em diferentes jornais. Esta abordagem ajudará a compreender como os indivíduos interpretam e avaliam os resultados do PISA e as suas im- plicações para a crescente desigualdade social na Alemanha. O estudo procura identificar as deficiências sentidas no sistema educativo e as correspondentes reformas propostas para re- solver os problemas que o PISA revelou. O estudo também explorará os temas que são enfatiza- dos nos meios de comunicação social e a forma como estes moldam o discurso público sobre a educação, com especial atenção para a ênfase na desigualdade social e a sua relevância para os maus resultados do PISA.
Designação do Departamento: Departamento de Sociologia
Designação do grau: Mestrado em Sociologia
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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