Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/33420
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarmo, Renato Miguel do-
dc.contributor.authorRing, Charlotte-
dc.date.accessioned2025-02-14T12:28:18Z-
dc.date.issued2024-12-09-
dc.date.submitted2024-09-
dc.identifier.citationRing, C. (2024). Educational discourse in Germany: A qualitative analysis of media reactions to PISA 2022 [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33420por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/33420-
dc.description.abstractThe recent PISA study conducted in 2022 revealed a significant decline in the educational per- formance of German pupils, surpassing the negative impact observed after the first PISA shock in 2001. The release of these results generated substantial media attention and sparked wide- spread commentary from education experts, politicians, and public figures. This study aims to investigate the diverse perspectives presented in the media regarding the recent PISA findings, with a particular emphasis on social inequality. The research involves conducting a qualitative content analysis of the published media content to analyse various positions and opinions across different newspapers. This approach will help to understand how individuals interpret and eval- uate the PISA outcomes and their implications for growing social inequality in Germany. The study seeks to identify the perceived shortcomings in the education system and corresponding proposed reforms to address the problems that PISA has uncovered. The study will also explore which themes are emphasized in the media and how they shape public discourse on education, with special attention to the emphasis on social inequality and its perceived relevance to the poor PISA results.por
dc.description.abstractO recente estudo PISA realizado em 2022 revelou um declínio significativo no desempenho escolar dos alunos alemães, ultrapassando o impacto negativo observado após o primeiro choque do PISA em 2001. A divulgação destes resultados gerou uma atenção substancial dos meios de comunicação social e suscitou comentários generalizados de especialistas em edu- cação, políticos e figuras públicas. Este estudo tem como objetivo investigar as diversas per- spectivas apresentadas nos meios de comunicação social relativamente aos recentes resultados do PISA, com especial ênfase na desigualdade social. A investigação envolve a realização de uma análise de conteúdo qualitativa dos conteúdos publicados nos meios de comunicação social para analisar as várias posições e opiniões em diferentes jornais. Esta abordagem ajudará a compreender como os indivíduos interpretam e avaliam os resultados do PISA e as suas im- plicações para a crescente desigualdade social na Alemanha. O estudo procura identificar as deficiências sentidas no sistema educativo e as correspondentes reformas propostas para re- solver os problemas que o PISA revelou. O estudo também explorará os temas que são enfatiza- dos nos meios de comunicação social e a forma como estes moldam o discurso público sobre a educação, com especial atenção para a ênfase na desigualdade social e a sua relevância para os maus resultados do PISA.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectPISA Program for International Student Assessmentpor
dc.subjectAvaliação do desempenho escolar -- Assessment of school performancepor
dc.subjectDesigualdade social -- Social inequalitypor
dc.subjectSistema educativo -- Education systempor
dc.subjectMeios de comunicação -- Mediapor
dc.subjectPerspetiva -- Perspectivepor
dc.subjectAnálise do discurso -- Speech analysispor
dc.subjectEducação -- Educationpor
dc.titleEducational discourse in Germany: A qualitative analysis of media reactions to PISA 2022por
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203771338por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Sociologiapor
dc.date.embargo2025-12-09-
iscte.subject.odsErradicar a fomepor
iscte.subject.odsReduzir as desigualdadespor
iscte.subject.odsAção climáticapor
thesis.degree.departmentDepartamento de Sociologiapor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Master_charlotte_ring.pdf
  Restricted Access
1,07 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.