Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/33366
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, L. da S.-
dc.contributor.authorCarolino, S. G.-
dc.contributor.authorVasconcelos, F. H. L.-
dc.contributor.authorMenezes, D. B.-
dc.contributor.authorCoutinho, E. F.-
dc.date.accessioned2025-02-11T12:54:49Z-
dc.date.available2025-02-11T12:54:49Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationLima, L. da S., Carolino, S. G., Vasconcelos, F. H. L., Menezes, D. B., & Coutinho, E. F. (2024). Plataforma Luz do Saber: Um recurso educacional digital para a alfabetização e o letramento na educação básica. Contribuciones a las Ciencias Sociales, 17(2), Article e5121. https://doi.org/10.55905/revconv.17n.2-096-
dc.identifier.issn1988-7833-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/33366-
dc.description.abstractA educação contemporânea exige propostas educativas que contemplem as práticas e ferramentas digitais de fomento à leitura e escrita. O objetivo deste artigo é analisar a aplicabilidade da plataforma Luz do Saber como Recurso Educacional Digital (RED) facilitador dos processos de alfabetização e letramento dos discentes na educação básica. A metodologia é de base qualitativa e se utiliza da pesquisa bibliográfica com consulta aos sites governamentais – relacionados aos programas, projetos, recursos educacionais digitais e relatos de experiência – para uma verificação de sua aplicabilidade direcionada à alfabetização e ao letramento – especialmente o Luz do Saber. Os resultados indicam que o Luz do Saber enquanto RED contribui para a alfabetização e letramento dos discentes com suas atividades gamificadas, lúdicas, interativas e com feedbacks imediatos. A deficitária formação digital docente e os aspectos referentes à infraestrutura das instituições e a democratização da internet são algumas questões de grande impacto para o uso eficaz do RED.por
dc.language.isopor-
dc.publisherEditorial Team-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectRecurso educacional digitalpor
dc.titlePlataforma Luz do Saber: Um recurso educacional digital para a alfabetização e o letramento na educação básicapor
dc.title.alternativePlataforma Luz do Saber: Un recurso educativo digital para la alfabetización en la educación básicaes
dc.title.alternativeLuz do Saber platform: A digital educational resource for literacy in basic educationen
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyes-
dc.volume17-
dc.number2-
dc.date.updated2025-02-10T15:40:08Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.55905/revconv.17n.2-096-
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-109338-
iscte.journalContribuciones a las Ciencias Sociales-
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
article_109338.pdf668,64 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.