Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/33366
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, L. da S. | - |
dc.contributor.author | Carolino, S. G. | - |
dc.contributor.author | Vasconcelos, F. H. L. | - |
dc.contributor.author | Menezes, D. B. | - |
dc.contributor.author | Coutinho, E. F. | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-11T12:54:49Z | - |
dc.date.available | 2025-02-11T12:54:49Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | Lima, L. da S., Carolino, S. G., Vasconcelos, F. H. L., Menezes, D. B., & Coutinho, E. F. (2024). Plataforma Luz do Saber: Um recurso educacional digital para a alfabetização e o letramento na educação básica. Contribuciones a las Ciencias Sociales, 17(2), Article e5121. https://doi.org/10.55905/revconv.17n.2-096 | - |
dc.identifier.issn | 1988-7833 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/33366 | - |
dc.description.abstract | A educação contemporânea exige propostas educativas que contemplem as práticas e ferramentas digitais de fomento à leitura e escrita. O objetivo deste artigo é analisar a aplicabilidade da plataforma Luz do Saber como Recurso Educacional Digital (RED) facilitador dos processos de alfabetização e letramento dos discentes na educação básica. A metodologia é de base qualitativa e se utiliza da pesquisa bibliográfica com consulta aos sites governamentais – relacionados aos programas, projetos, recursos educacionais digitais e relatos de experiência – para uma verificação de sua aplicabilidade direcionada à alfabetização e ao letramento – especialmente o Luz do Saber. Os resultados indicam que o Luz do Saber enquanto RED contribui para a alfabetização e letramento dos discentes com suas atividades gamificadas, lúdicas, interativas e com feedbacks imediatos. A deficitária formação digital docente e os aspectos referentes à infraestrutura das instituições e a democratização da internet são algumas questões de grande impacto para o uso eficaz do RED. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Editorial Team | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Alfabetização | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Letramento | por |
dc.subject | Recurso educacional digital | por |
dc.title | Plataforma Luz do Saber: Um recurso educacional digital para a alfabetização e o letramento na educação básica | por |
dc.title.alternative | Plataforma Luz do Saber: Un recurso educativo digital para la alfabetización en la educación básica | es |
dc.title.alternative | Luz do Saber platform: A digital educational resource for literacy in basic education | en |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.volume | 17 | - |
dc.number | 2 | - |
dc.date.updated | 2025-02-10T15:40:08Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
dc.identifier.doi | 10.55905/revconv.17n.2-096 | - |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-109338 | - |
iscte.journal | Contribuciones a las Ciencias Sociales | - |
Aparece nas coleções: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
article_109338.pdf | 668,64 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.