Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/33363
Author(s): Franco, Mariana dos Santos
Advisor: Seabra, Teresa de Jesus
Date: 26-Nov-2024
Title: As famílias e o desempenho escolar dos filhos
Reference: Franco, M. dos S. (2024).As famílias e o desempenho escolar dos filhos [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33363
Keywords: Avaliação do desempenho escolar -- Assessment of school performance
Família
Escola
Práticas familiares
Families
Family practices
Abstract: Esta dissertação debruça-se sobre a influência que as famílias têm no desempenho escolar dos filhos, procurando conhecer quais as conceções e as práticas familiares que interferem nos resultados escolares. Nesta investigação, a estratégia metodológica foi de ordem qualitativa, mais precisamente foi adotado o método comparativo-tipológico de forma a captar a variedade de um determinado fenómeno social, comparando várias unidades estudadas e organizando-as por tipos. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas a mães de oito alunos do oitavo ano de escolaridade. A análise dos dados permitiu verificar que o acompanhamento da escolarização dos filhos e o investimento nos assuntos escolares são aspetos bastante positivos, podendo gerar mais motivação em aprender. É fundamental incluir a escola na vida adulta, uma vez que as práticas e hábitos familiares, nomeadamente a leitura de livros e a não utilização de tecnologias, como o telemóvel ou o computador, em período escolar, podem contribuir de forma positiva para um melhor desempenho escolar.
This dissertation focuses on the influence that families have on their children's academic performance, seeking to understand which social conditions and family practices affect school results. In this investigation, the methodological strategy was of a qualitative nature, more precisely the comparative-typological method was adopted in order to capture the variety of a given social phenomenon, comparing several units studied and organizing them by types. Semi-structured interviews were carried out with mothers of eight eighth-year students. Data analysis allowed us to verify that monitoring children's schooling and investing in school matters are very positive aspects and can generate more motivation to learn. It is essential to include school in adult life, since family practices and habits, namely reading books during school hours and not using technology, such as cell phones or computers, can contribute positively to better school performance.
Department: Departamento de Sociologia
Degree: Mestrado em Educação e Sociedade
Peerreviewed: yes
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_mariana_santos_franco.pdf
  Restricted Access
520,34 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.