Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/33350
Autoria: Pequeno, Inês Antunes
Orientação: Carvalho, Miguel Atanásio Lopes
Data: 13-Nov-2024
Título próprio: Estimação dos custos económicos do congestionamento na cidade de Lisboa
Referência bibliográfica: Pequeno, I. A. (2024). Estimação dos custos económicos do congestionamento na cidade de Lisboa [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33350
Palavras-chave: Congestionamento rodoviário
Lisboa
Autocarros
Valor do tempo
Cálculo do custo do congestionamento
Road congestion
Lisbon
Bus
Value of time
Congestion cost calculation
Resumo: O congestionamento do trânsito nas grandes cidades é um dos maiores problemas no dia a dia das pessoas que vivem ou dependem dos centros urbanos para a sua vida diária. Associado ao crescimento económico, este fenómeno é cada vez mais presente nos centros urbanos e representa uma grande ineficiência, cujos custos não se refletem diretamente em preços. Conhecer os custos de congestionamento é útil para a tomada de decisão quanto a medidas e estratégias a implementar para resolver o problema, bem como para se perceber a importância do mesmo. Desta forma, o objetivo desta dissertação é estimar os custos económicos do congestionamento na cidade de Lisboa. Este tipo de estudos tem vindo a ser desenvolvido para várias cidades, com o objetivo de quantificar as perdas de bem-estar resultantes do fenómeno do congestionamento, porém, este é o primeiro estudo para a cidade de Lisboa. A metodologia adotada consiste essencialmente na recolha de dados secundários relacionados com o congestionamento, a fim de obter valores para cada uma das variáveis que permitem calcular o custo total para a cidade de Lisboa. Adicionalmente, procede-se à análise organizando os custos por tipo de veículo rodoviário para perceber o impacto de cada grupo de veículos. Por fim, é quantificado o valor do tempo perdido em específico pelos passageiros de autocarro. Este estudo revelou que o congestionamento na cidade de Lisboa representa um custo de cerca de 3,7 milhões de euros por dia, em termos de valor do tempo dos viajantes acrescido do impacto ambiental e do custo de funcionamento dos veículos. Para além disso, concluiu-se que os veículos ligeiros de passageiros representam cerca de 90% do impacto total e que cada passageiro de autocarro apresenta, em média, um custo adicional por quilómetro devido ao trânsito, que varia entre 0,00848 euros em baixo congestionamento e 0,13838 euros em situação de alto congestionamento.
Traffic road congestion in large cities is one of the biggest problems in the lives of people who live or depend on urban centers for their daily life. Associated with economic growth, this phenomenon is increasingly present in urban centers and represents a significant inefficiency, as its costs are not directly reflected in prices. Understanding the costs of congestion is useful for decision-making regarding the measures and strategies to implement in order to solve the problem, as well as for understanding its importance. Thus, the objective of this dissertation is to estimate the economic costs of congestion in the city of Lisbon. This type of study has been developed for several cities with the aim of quantifying the welfare losses resulting from the phenomenon of congestion. However, this is the first study for the city of Lisbon. The methodology adopted consists essentially of collecting secondary data related to congestion to obtain values for each of the variables that allow calculating the total cost for the city of Lisbon. Additionally, the analysis organizes the costs by type of road vehicle to understand the impact of each group of vehicles. Finally, it is quantified the value of time lost specifically by bus passengers. This study revealed that congestion in the city of Lisbon represents a cost of around 3.7 million euros per day, in terms of the value of travelers' time, in addition to the environmental impact and the operating costs of vehicles. Furthermore, it was concluded that passenger cars represent about 90% of the total impact and that each bus passenger, on average, presents an additional cost per kilometer due to traffic, ranging from 0,00848 euros in low congestion to 0,13838 euros in high congestion.
Designação do Departamento: Departamento de Economia
Designação do grau: Mestrado em Economia da Empresa e da Concorrência
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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