Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/33295
Autoria: Sousa, Marta José Aguiar de
Orientação: Grilo, Teresa Sofia Sardinha Cardoso de Gomes
Kovack, Jamison V.
Data: 6-Nov-2024
Título próprio: Improvement of the in-store picking process using lean management: The case of Leroy Merlin
Referência bibliográfica: Sousa, M. J. A. de (2024). Improvement of the in-store picking process using lean management: The case of Leroy Merlin [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33295
Palavras-chave: Action research
Process improvement
Picking
In-store picking
Lean management
Lean tools
Investigação-ação
Melhoria de processos
Picking em loja
Gestão Lean
Ferramentas Lean
Resumo: Nowadays, the success of companies is strongly linked to their ability to be sustainable, which is achieved through the ability to reduce costs while guaranteeing profit. One way of reducing costs is by eliminating waste, i.e. activities that neither add value to the customer nor are crucial to the company's activity. As such, Leroy Merlin constantly looks for ways to make its business sustainable, guaranteeing effectiveness and efficiency. In order to improve its performance, the company identified that the in-store picking process had several inefficiencies, especially in the Alfragide store. This thesis was developed in the form of a project in collaboration with the company, and especially with the store, to find ways of improving the process, achieving an increase in productivity while ensuring that the customer's delivery date was met. This project was based on adapting a lean implementation methodology with the action research methodology. Through a structured analysis and with the support of lean management tools (process mapping and cause-effect diagrams), the main causes of low productivity were identified, and actions were developed to increase productivity and/or quality. The improvements included changing the layout, restructuring the team, creating a procedure for missing items and creating standardized work instructions. All were tested, but only 3 of these solutions were taken forward, resulting in a notable increase in productivity, from 30 to 66.4 lines/day/FTE. Several actions were also defined to ensure the sustainability of this project over time, allowing it to be expanded to other stores.
Hoje em dia o sucesso das empresas está fortemente ligado com a sua capacidade de serem sustentáveis o que é conseguido através da capacidade de redução de custos garantindo o lucro. Uma forma de redução de custos é através da eliminação de desperdícios, ou seja, atividades que não acrescentam valor para o cliente nem são cruciais para a atividade da empresa. Como tal, a Leroy Merlin, está constantemente à procura de formas de tornar o seu negócio sustentável, garantindo eficácia e eficiência. Para melhorar a sua performance, a empresa identificou que o processo de picking em loja apresentava várias ineficiências, em especial na loja de Alfragide. Esta tese desenvolve-se na forma de projeto em colaboração com a empresa, e em especial com a loja, para encontrar formas de melhorar o processo, conseguindo um aumento da produtividade garantido o cumprimento da data de entrega ao cliente. Este projeto baseou-se numa adaptação de uma metodologia de implementação lean conjuntamente com a metodologia de investigação-ação. Através de uma análise estruturada e com o apoio de ferramentas de gestão lean (mapeamento do processo e diagrama de causa-efeito) foram identificadas as principais causas de baixa produtividade e por sua vez desenvolvidas ações que visem o aumento da produtividade e/ou qualidade. As melhorias realizadas passaram pela alteração do layout, reestruturação da equipa, criação de um procedimento para os artigos em falta e criação de instruções de trabalho standardizadas. Todas foram testadas, mas apenas 3 destas soluções foram levadas para a frente, resultando num notório aumento da produtividade, a qual passou de 30 para 66.4 linhas/dia/FTE. Foram ainda definidas alguma ações para garantir a sustentabilidade deste projeto ao longo do tempo, permitindo também a expansão destas ações para outras lojas.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologia
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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