Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/33210
Author(s): Teixeira, Ana Maria do Carmo Rosa
Advisor: Magalhães, Filipe André Touças
Gonçalves, Elói da Silva
Date: 26-Nov-2024
Title: (Des)valorização da imagem: Trampolim: O concurso como projeto académico
Reference: Teixeira, A. M. do C. R. (2024). (Des)valorização da imagem: Trampolim: O concurso como projeto académico [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33210
Keywords: Concursos públicos
Imagem -- image
Prática
Olhar
Poder
Crítica
Public competition
Practice
To look
Strength
Criticismo -- Criticism
Abstract: A jornada da aprendizagem na arquitetura é um processo contínuo que passa por pequenos saltos na academia que se estendem e persistem ao longo do percurso profissional, que moldam e transformam a nossa compreensão e prática. Nos últimos dez meses do nosso percurso académico, num só salto para o mundo dos concursos públicos enquanto exercício, compreendemos, como estudantes, que tudo aquilo que a arquitetura vive e explora como prática é afetada por condicionantes regulamentares que, por vezes, a rejeitam enquanto disciplina autoral. Só quando confrontados com a apresentação dos resultados de um concurso é que percebemos o enorme peso e valor que a imagem, enquanto render, tem perante qualquer elemento entregue ou até mesmo o próprio valor da proposta. Tal como um empratamento não traduz o sabor de um prato, na arquitetura, por vezes um elemento produzido para comercializar o projeto/ideia não consegue atingir o mesmo impacto que um desenho possivelmente tem. Procura-se assim desenvolver numa segunda fase, após uma reflexão individual da experiência prática destes concursos, a análise e o repensar da imagem enquanto objeto de evolução e estudo na arquitetura a fim de preservar a sua autenticidade e não o seu afirmar como um produto final. Toda esta procura, leva-nos a compreender que o problema da imagem não é só à priori mas que se estende também à posteriori. Uma realidade atual que, por vezes, diminui o valor de aquilo que é o pensamento e domínio da disciplina privilegiando a estética e não a crítica.
The journey of learning in architecture is a continuous process, starting with small steps in academia and extending throughout the professional career, shaping and transforming our understanding and practice. In the last ten months of our academic path, we entered the world of public tenders and realized the impacts regulatory constraints have on architecture practice, sometimes rejecting it as an authorial discipline. Only when confronted with the outcome of public tenders does one realize the considerable weight given to imagery, namely as a rending, as opposed to the output delivered or value proposition itself. Figuratively, just as plating does not translate a dish's flavour, elements purposefully delivered to market the project/idea often fail to achieve the impact created by a visual element. As such, after carefully pondering the experience gained with these tenders, the aim is to analyze and rethink the role of imagery as an element of evolution and study within architecture rather than an end product. All this search leads us to understand that the problem of the image is not only “a priori”, but also extends “a posteriori”. This contrasts with the current reality, which sometimes diminishes the role of thought and mastery, instead privileging aesthetics over criticism.
Department: Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Degree: Mestrado Integrado em Arquitetura
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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