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http://hdl.handle.net/10071/33082
Autoria: | Correia, N. Durães, J. Aguiar, C. |
Data: | 2024 |
Título próprio: | Direito de participação das crianças: Ideias de educadoras de infância |
Título da revista: | RELAdEI. Revista Latinoamericana de Educación Infantil |
Volume: | 13 |
Número: | 1 |
Paginação: | 33 - 53 |
Referência bibliográfica: | Correia, N., Durães, J, & Aguiar, C. (2024). Direito de participação das crianças: Ideias de educadoras de infância. RELAdEI. Revista Latinoamericana de Educación Infantil, 13(1). |
ISSN: | 2255-0666 |
Palavras-chave: | Direito de Participação Educação de Infância Direito de participação Ideias das educadores Derecho a participar Ideas de las educadoras Educación infantil Participation right Teachers ideas Early childhood Education |
Resumo: | Este estudo, de carácter qualitativo, procurou investigar as ideias de educadores/as de infância sobre o direito de participação das crianças. Participaram 59 educadoras da região da Grande Lisboa. Os dados, recolhidos através de entrevistas semiestruturadas e analisados através de análise de conteúdo, sugerem que as educadoras concebem o direito de participação em função de quatro dimensões: contribuir, ser ouvida, ter agência, e tomar decisões. As educadoras consideram que o exercício de participação comporta benefícios para as crianças, a nível individual e interpessoal. Quanto às condições para implementação da participação, reconhecem a importância do seu papel, enquanto profissionais. Identificam, no entanto, desafios à sua promoção, centrados sobretudo nas características das crianças. Este trabalho sugere a necessidade de sensibilizar para a importância de promover condições para assegurar o direito de participação das crianças em jardim infância. Este estudio cualitativo buscó investigar las ideas de las educadoras de la primera infancia sobre el derecho de los niños a participar. Participaron 59 educadoras de la región de la Gran Lisboa. Los datos, recolectados a través de entrevistas semiestructuradas y analizados a través del análisis de contenido, sugieren que las educadoras conciben el derecho a participar en términos de cuatro dimensiones: contribuir, ser escuchado, tener autonomía y tomar decisiones. Las educadoras consideran que el ejercicio de la participación trae beneficios para los niños, a nivel individual e interpersonal. En cuanto a las condiciones para implementar la participación, reconocen la importancia de su rol como profesionales. Sin embargo, identifican desafíos para su promoción, centrados principalmente en las características de los niños. Este trabajo sugiere la necesidad de crear conciencia sobre la importancia de promover condiciones que garanticen el derecho de los niños a participar en Educación Infantil. This qualitative study aimed to investigate early childhood education (ECE) teachers' ideas about children's right to participate. Participants were 59 ECE teachers from the Greater Lisbon region. The data, collected through semi-structured interviews and analysed through content analysis, suggest that ECE teachers conceive children's right to participate in terms of four dimensions: to contribute, to be heard, to have agency, and to make decisions. ECE teachers consider that experiencing the right to participate benefits children, at an individual and interpersonal level. As for the conditions for implementing the right to participate, ECE teachers recognize the importance of their role, as professionals. However, they identify challenges to its promotion, focusing mainly on children's characteristics. This work suggests the need to raise awareness on the importance of optimizing the conditions to promote children's right to participate in ECE. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIS-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica |
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