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dc.contributor.authorCosta Dias, Eduardo-
dc.contributor.editorCosta Dias, Eduardo-
dc.contributor.editordos Santos Giacomazzi, Gabriel-
dc.contributor.editorFerreira Dias, João-
dc.contributor.editorRivair Macedo, José-
dc.contributor.editorBaldé, Saido-
dc.date.accessioned2025-01-16T12:41:30Z-
dc.date.available2025-01-16T12:41:30Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCosta Dias, E. (2022). Entre o local e o “global”: Continuidades e descontinuidades do Islão na Senegâmbia. In E. Costa Dias, G. dos Santo Giacomazzi, J. Ferreira Dias, J. Rivar Macedo, & S. Baldé (Eds.), Sociedades africanas: Religiosidades, identidades e conexões globais (pp. 111-127). Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa. http://hdl.handle.net/10071/33064por
dc.identifier.isbn978-989-781-900-1por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/33064-
dc.description.abstractNa década de 1970, na Senegâmbia, como na generalidade das regiões islamizadas da África subsaariana, o Islão que ainda no início dos anos 1960 se apresentava, no essencial, com o mesmo modus faciendi - local, étnico, em gradações diferentes enquadrado pelas confrarias - que tinha entre finais do século XIX e a II Guerra Mundial, entrou num período de grandes transformações e de turbulências nas relações entre as suas várias componentes. Neste artigo, procuro, em simultâneo com descrição dos principais contornos das confrarias e dos movimentos de da’wa que directa ou indirectamente disputam a liderança das comunidades muçulmanas senegambianas, estabelecer os pontos de contacto e de confrontação entre estes dois “tipos” de organizações religiosas muçulmanas, vide entre estas duas conceções de Islão. Trata-se, do meu ponto de vista, de uma diligência útil. Por um lado, não só porque, a par do enorme peso das confrarias na Senegâmbia, os movimentos de da’wa atravessam actualmente uma fase de, em termos relativos, grande crescimento na região, como também a pujança relativa de cada um atesta o fenómeno indesmentível da revivificação do Islão senegambiano desde os anos setenta do século XX; por outro, como procuro demonstrar neste artigo, muito embora existam algumas “passerelles” entre os dois tipos de organização, os seus confrontos reenviam não só para diferenças significativas de programas e de “modos de fazer”, como de caminhos a seguir para uma maior integração das comunidades muçulmanas na Umma.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherCentro de Estudos Internacionais do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa (CEI-Iscte)por
dc.relation.ispartofSociedades africanas: Religiosidades, identidades e conexões globaispor
dc.relation.ispartofseriesEbook'ISpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSenegâmbiapor
dc.subjectConfrariaspor
dc.subjectDa’wapor
dc.subjectArabização -- Arabizationpor
dc.subjectUmmapor
dc.titleEntre o local e o “global”: Continuidades e descontinuidades do Islão na Senegâmbiapor
dc.title.alternativeBetween the local and the “global”: Continuities and discontinuities of Islam in Senegambiapor
dc.typebookPartpor
dc.pagination111-127por
dc.peerreviewednopor
dc.description.versionpublicadapor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidadespor
Aparece nas coleções:CEI-CLI - Capítulos de livros internacionais

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