Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/33016
Author(s): Tavares, Tiago Filipe Martins
Advisor: Nunes, Luís Miguel Martins
Cardoso, Elsa Alexandra Cabral da Rocha
Date: 15-Nov-2024
Title: Desigualdades territoriais no Ensino Secundário em Portugal
Reference: Tavares, T. F. M. (2024). Desigualdades territoriais no Ensino Secundário em Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33016
Keywords: Desigualdades territoriais
Educação -- Education
Desempenho
Ensino secundário
Territorial inequalities
Performance
Secondary education
Abstract: O sistema educativo desempenha um papel crucial na progressão social e económica de um país, especialmente num cenário onde o mercado de trabalho valoriza o conhecimento e habilidades adquiridas através dos estudos académicos. No contexto específico de Portugal, o ensino secundário não forma apenas academicamente os estudantes, como também os prepara para enfrentar desafios futuros, possibilitando oportunidades académicas e profissionais mais avançadas. No entanto, o desempenho dos alunos é impactado por diversos fatores, desde a motivação individual até a distribuição de professores altamente qualificados, resultando em disparidades entre escolas e regiões. As desigualdades territoriais não influenciam apenas o desempenho dos alunos, mas também afetam sua mobilidade social e desenvolvimento pessoal. Esta dissertação visa identificar e compreender essas disparidades, examinando como a localização das escolas influencia a educação e o acesso à mesma bem como o desempenho dos alunos, considerando aspetos como disponibilidade de escolas, recursos educacionais e diferenças regionais. Essa investigação contribui para a promoção de políticas educacionais mais inclusivas, com vista a um ensino secundário equitativo e de qualidade para todos os estudantes em Portugal.
The education system plays a crucial role in a country's social and economic development, especially in a scenario where the labour market values the knowledge and skills acquired through academic studies. In the specific context of Portugal, secondary education not only trains students academically, but also prepares them to face future challenges, enabling more advanced academic and professional opportunities. However, student performance is impacted by various factors, from individual motivation to the distribution of highly qualified teachers, resulting in disparities between schools and regions. Territorial inequalities not only influence student performance, but also affect their social mobility and personal development. This dissertation aims to identify and understand these disparities by examining how the location of schools influences education and access to it as well as student performance, considering aspects such as school availability, educational resources and regional differences. This research contributes to the promotion of more inclusive educational policies, with a view to equitable and quality secondary education for all students in Portugal.
Department: Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Degree: Mestrado em Informática e Gestão
Peerreviewed: yes
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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