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http://hdl.handle.net/10071/32968
Author(s): | Santos, Catarina Alexandra Troncão dos |
Advisor: | Carvalho, Tiago Miguel Lopes Manucci, Luca |
Date: | 8-Nov-2024 |
Title: | Fast-news e política: Estudo de caso sobre como a cobertura jornalística influenciou a imagem do Chega nas eleições legislativas de 2024 |
Reference: | Santos, C. A. T. dos (2024). Fast-news e política: Estudo de caso sobre como a cobertura jornalística influenciou a imagem do Chega nas eleições legislativas de 2024 [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/32968 |
Keywords: | Churnalism Credibilidade Fast-news Iliteracia mediática Chega Credibility News illiteracy |
Abstract: | Com a pressão constante para produzir conteúdos em tempo real, as fast-news tornaram-se um
elemento central na cobertura jornalística, contribuindo para a superficialidade informativa e
influenciando a perceção pública. No caso da política, o partido Chega e a sua imagem nas eleições
legislativas de 2024 são um claro exemplo desta realidade.
Desde a migração dos órgãos de comunicação social para o online, assistiu-se a um crescimento
de produção de conteúdos 24/7 e consequentemente um aumento da divulgação de notícias
provenientes não só de agências noticiosas, mas também de outros jornais (nacionais e
internacionais). Este facto proporciona uma barreira à informação de qualidade, não contribuindo para
a informação e prejudicando a capacidade de reflexão dos leitores, enquanto favorece a erosão da
democracia (Le Masurier, 2015).
As fast-news são notícias sem profundidade informativa e com um caráter de consumo imediato
e sem reflexão profunda sobre os temas.
Este estudo tem como objetivo averiguar a presença de fast-news na área da política nacional. As
questões de partida são: “Em que medida a corrida às audiências influência a imagem dos partidos,
nomeadamente no caso do Chega?” e “Ao conceder maior tempo de antena a este partido, estão os
media a utilizar e promover eles próprios o discurso populista e de direita radical?”
A amostra de notícias recolhidas entre os meses janeiro e abril de 2024, nos jornais Correio da
Manhã e Público, revela que ainda existe uma elevada dependência de fast-news por parte dos órgãos
de comunicação. With the constant pressure to produce real-time content, fast-news became a central element in journalistic coverage, contributing to informative superficiality and influencing public perception. In the case of politics, the party Chega and its image in the 2024 legislative elections is a clear example of this reality. Since the migration of media outlets to online, there has been an increase in 24/7 content production and consequently an increase in the dissemination of news coming not only from news agencies, but also from other newspapers (national and international). This fact provides a barrier to quality information (Le Masurier,2015), not contributing to information and harming readers' ability to reflect, while at the same time promoting the erosion of democracy. Fast-news are news without informative depth and with an immediate consumption nature and without in-depth reflection on the topics. This study aims to investigate the presence of fast-news in national politics. The starting questions are: “To what extent does the race for audiences influence the image of parties, particularly in the case of Chega?” and “By granting more airtime to this party, are the media using and promoting populist and radical right discourse themselves?” The sample of news collected between the months of January and April 2024, in Correio da Manhã and Público newspapers, reveals that there is still a high dependence on fast-news by the media. |
Department: | Departamento de Sociologia |
Degree: | Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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