Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/32937
Autoria: Saraiva, Erika Lombardi
Orientação: Azevedo, Joana
Data: 24-Out-2024
Título próprio: Influência digital e habitação: O papel dos influenciadores na realocação de imigrantes brasileiros em Portugal
Referência bibliográfica: Saraiva, E. L. (2024). Influência digital e habitação: O papel dos influenciadores na realocação de imigrantes brasileiros em Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/32937
Palavras-chave: Influência digital
Redes sociais
Imigração brasileira
Habitação
Mercado imobiliário -- Real estate
Digital influence
Media sociais -- Social media
Brasilian immigration
Housing
Real estate market
Resumo: Este estudo analisa os discursos de influenciadores digitais nas redes sociais sobre as questões habitacionais enfrentadas por imigrantes brasileiros em Portugal. Reconhecendo o papel significativo das redes sociais na formação de opiniões e na disseminação de informações, destaca-se o papel dos influenciadores que atuam como profissionais da realocação, impactando não apenas a percepção pública acerca da habitação, como também atitudes, decisões e experiências da comunidade imigrante brasileira. Ao combinar entrevistas semiestruturadas realizadas com três influenciadores e a análise de seus conteúdos publicados no Instagram, o trabalho explora de que forma o tema da habitação para imigrantes e outras temáticas são articuladas publicamente para engajar e informar seus seguidores. A interação entre a influência digital e o mercado imobiliário revela uma nova dimensão nas relações entre tecnologia, migração e habitação, com implicações profundas para a adaptação do setor às demandas diversificadas dessa comunidade.
This study analyzes the discourses of digital influencers on social media about the housing issues faced by Brazilian immigrants in Portugal. Recognizing the significant role of social media in forming opinions and disseminating information, the role of influencers who act as relocation professionals is highlighted in shaping public perception of housing, impacting the attitudes, decisions, and experiences of the Brazilian immigrant community. By combining semi-structured interviews conducted with three influencers and an analysis of their content on Instagram, this work explores how the topic of housing for immigrants and other related themes are publicly articulated to engage and inform their followers. The interaction between digital influence and the real estate market reveals a new dimension in the relationships between technology, migration, and housing, with profound implications for the sector's adaptation to the diverse demands of this community.
Designação do Departamento: Departamento de Sociologia
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_erika_lombardi_saraiva.pdf
  Restricted Access
1,9 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons