Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/32937
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAzevedo, Joana-
dc.contributor.authorSaraiva, Erika Lombardi-
dc.date.accessioned2025-01-07T16:33:31Z-
dc.date.issued2024-10-24-
dc.date.submitted2024-09-
dc.identifier.citationSaraiva, E. L. (2024). Influência digital e habitação: O papel dos influenciadores na realocação de imigrantes brasileiros em Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/32937por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/32937-
dc.description.abstractEste estudo analisa os discursos de influenciadores digitais nas redes sociais sobre as questões habitacionais enfrentadas por imigrantes brasileiros em Portugal. Reconhecendo o papel significativo das redes sociais na formação de opiniões e na disseminação de informações, destaca-se o papel dos influenciadores que atuam como profissionais da realocação, impactando não apenas a percepção pública acerca da habitação, como também atitudes, decisões e experiências da comunidade imigrante brasileira. Ao combinar entrevistas semiestruturadas realizadas com três influenciadores e a análise de seus conteúdos publicados no Instagram, o trabalho explora de que forma o tema da habitação para imigrantes e outras temáticas são articuladas publicamente para engajar e informar seus seguidores. A interação entre a influência digital e o mercado imobiliário revela uma nova dimensão nas relações entre tecnologia, migração e habitação, com implicações profundas para a adaptação do setor às demandas diversificadas dessa comunidade.por
dc.description.abstractThis study analyzes the discourses of digital influencers on social media about the housing issues faced by Brazilian immigrants in Portugal. Recognizing the significant role of social media in forming opinions and disseminating information, the role of influencers who act as relocation professionals is highlighted in shaping public perception of housing, impacting the attitudes, decisions, and experiences of the Brazilian immigrant community. By combining semi-structured interviews conducted with three influencers and an analysis of their content on Instagram, this work explores how the topic of housing for immigrants and other related themes are publicly articulated to engage and inform their followers. The interaction between digital influence and the real estate market reveals a new dimension in the relationships between technology, migration, and housing, with profound implications for the sector's adaptation to the diverse demands of this community.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectInfluência digitalpor
dc.subjectRedes sociaispor
dc.subjectImigração brasileirapor
dc.subjectHabitaçãopor
dc.subjectMercado imobiliário -- Real estatepor
dc.subjectDigital influencepor
dc.subjectMedia sociais -- Social mediapor
dc.subjectBrasilian immigrationpor
dc.subjectHousingpor
dc.subjectReal estate marketpor
dc.titleInfluência digital e habitação: O papel dos influenciadores na realocação de imigrantes brasileiros em Portugalpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203738772por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informaçãopor
dc.date.embargo2025-10-24-
thesis.degree.departmentDepartamento de Sociologiapor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_erika_lombardi_saraiva.pdf
  Restricted Access
1,9 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons