Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/32870
Author(s): Mateus, Beatriz Alexandra Moreira
Advisor: Seabra, Teresa
Date: 19-Nov-2024
Title: Para além da escolha: Desafios na obrigatoriedade da escolha de um curso no ensino secundário em Portugal
Reference: Mateus, B. A. M. (2024). Para além da escolha: Desafios na obrigatoriedade da escolha de um curso no ensino secundário em Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/32870
Keywords: Trajetórias escolares
Escolhas no ensino secundário
Projetos juvenis
School trajectories
Secondary school choices
Youth projects
Abstract: O objetivo desta dissertação é compreender o processo de escolha dos percursos educativos e profissionais dos jovens no 9º ano, avaliando a satisfação e o impacto das escolhas académicas e profissionais no ensino secundário, com ênfase nas influências e desafios que afetam essas decisões. A pesquisa partiu da constatação de que muitos jovens enfrentam dificuldades ao escolher as suas áreas de estudo, o que, em alguns casos, resulta em arrependimentos e mudanças de trajetória no ensino secundário A investigação seguiu uma abordagem qualitativa, sendo realizadas semi-estruturadas a estudantes que se sentem ou sentiram insatisfeitos com as suas decisões iniciais. Desta forma, as entrevistas permitiram uma análise detalhada das trajetórias académicas dos entrevistados, explorando os fatores que influenciaram as suas decisões e as mudanças subsequentes. "Os resultados indicam que as escolhas dos alunos são influenciadas por diversos fatores e são frequentemente imaturas, resultando em mudanças de curso e frustração".
The aim of this dissertation is to understand the process of choosing educational and professional paths for young people in the 9th grade, assessing the satisfaction and impact of academic and professional choices in secondary education, with an emphasis on the influences and challenges that affect these decisions. The research started from the realisation that many young people face difficulties when choosing their areas of study, which in some cases results in regrets and changes of trajectory in secondary education. The research followed a qualitative approach, and semi-structured interviews were carried out with students who feel or have felt dissatisfied with their initial decisions. In this way, the interviews made it possible to analyse in detail of the interviewees' academic trajectories, exploring the factors that influenced their decisions and subsequent changes. "The results indicate that students' choices are influenced by various factors and are often immature, resulting in course changes and frustration".
Department: Departamento de Sociologia
Degree: Mestrado em Educação e Sociedade
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_beatriz_moreira_mateus.pdf662,99 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons