Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/32804
Autoria: Baptista, Inês Isabel Costa
Orientação: Pena, Maria João
Data: 12-Nov-2024
Título próprio: Contributos para a reflexão da escola como um ecosistema de inovação social
Referência bibliográfica: Baptista, I. I. C. (2024). Contributos para a reflexão da escola como um ecosistema de inovação social [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/32804
Palavras-chave: Educação -- Education
Serviço social -- Social work
Inovação social -- Social innovation
Ecossistema de inovação social
Social innovation ecosystem
Resumo: A presente dissertação prende-se com a análise do sistema educativo enquanto espaço promissor para a criação de um Ecossistema de Inovação Social e do papel do assistente social como agente promotor do mesmo. Ao nível da metodologia, optou-se por uma abordagem qualitativa e as técnicas usadas foram a realização de entrevistas e a posterior análise de conteúdo das mesmas. Os dados empíricos recolhidos resultaram de entrevistas de carácter semi-estrurado realizadas a sete especialistas nas áreas de análise (educação e serviço social) e a profissionais da área social a trabalhar em contexto educativo. A análise das entrevistas evidenciou que existem sinais de Inovação Social nas escolas, quando analisadas as diversas dimensões da Inovação Social na Escola. Porém, existem algumas limitações ao nível do envolvimento e da participação da comunidade educativa. “Contributos para a reflexão da Escola como um Ecossistema de Inovação Social” caracteriza-se assim como sendo uma análise das características da Escola e da intervenção social em contexto educativo, de forma a responder à pergunta de como pode a Escola ser um Ecossistema de Inovação Social.
This dissertation focuses on analyzing the educational system as a promising space for the creation of a Social Innovation Ecosystem and the role of the social worker as a promoter of this ecosystem. In terms of the methodology, a qualitative approach was chosen and the techniques used were interviews and subsequent content analysis. The empirical data collected resulted from semi-structured interviews with seven specialists in the areas of analysis (education and social work) and professionals in the social field working in an educational context. The analysis of the interviews showed that there are signs of Social Innovation in schools, when analysing the various dimensions of Social Innovation in Schools. However, there are some limitations regarding the involvement and participation of the educational community. ‘Contributions to the reflection of the School as an Ecosystem of Social Innovation’ is thus characterized as an analysis of the characteristics of the School and of social intervention in the educational context, in order to answer the question of how the School can be an Ecosystem of Social Innovation.
Designação do Departamento: Departamento de Sociologia
Designação do grau: Mestrado em Educação e Sociedade
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_ines_costa_baptista.pdf531,75 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.