Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/32804
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPena, Maria João-
dc.contributor.authorBaptista, Inês Isabel Costa-
dc.date.accessioned2024-12-16T15:36:39Z-
dc.date.available2024-12-16T15:36:39Z-
dc.date.issued2024-11-12-
dc.date.submitted2024-10-
dc.identifier.citationBaptista, I. I. C. (2024). Contributos para a reflexão da escola como um ecosistema de inovação social [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/32804por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/32804-
dc.description.abstractA presente dissertação prende-se com a análise do sistema educativo enquanto espaço promissor para a criação de um Ecossistema de Inovação Social e do papel do assistente social como agente promotor do mesmo. Ao nível da metodologia, optou-se por uma abordagem qualitativa e as técnicas usadas foram a realização de entrevistas e a posterior análise de conteúdo das mesmas. Os dados empíricos recolhidos resultaram de entrevistas de carácter semi-estrurado realizadas a sete especialistas nas áreas de análise (educação e serviço social) e a profissionais da área social a trabalhar em contexto educativo. A análise das entrevistas evidenciou que existem sinais de Inovação Social nas escolas, quando analisadas as diversas dimensões da Inovação Social na Escola. Porém, existem algumas limitações ao nível do envolvimento e da participação da comunidade educativa. “Contributos para a reflexão da Escola como um Ecossistema de Inovação Social” caracteriza-se assim como sendo uma análise das características da Escola e da intervenção social em contexto educativo, de forma a responder à pergunta de como pode a Escola ser um Ecossistema de Inovação Social.por
dc.description.abstractThis dissertation focuses on analyzing the educational system as a promising space for the creation of a Social Innovation Ecosystem and the role of the social worker as a promoter of this ecosystem. In terms of the methodology, a qualitative approach was chosen and the techniques used were interviews and subsequent content analysis. The empirical data collected resulted from semi-structured interviews with seven specialists in the areas of analysis (education and social work) and professionals in the social field working in an educational context. The analysis of the interviews showed that there are signs of Social Innovation in schools, when analysing the various dimensions of Social Innovation in Schools. However, there are some limitations regarding the involvement and participation of the educational community. ‘Contributions to the reflection of the School as an Ecosystem of Social Innovation’ is thus characterized as an analysis of the characteristics of the School and of social intervention in the educational context, in order to answer the question of how the School can be an Ecosystem of Social Innovation.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação -- Educationpor
dc.subjectServiço social -- Social workpor
dc.subjectInovação social -- Social innovationpor
dc.subjectEcossistema de inovação socialpor
dc.subjectSocial innovation ecosystempor
dc.titleContributos para a reflexão da escola como um ecosistema de inovação socialpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203727088por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopor
thesis.degree.nameMestrado em Educação e Sociedadepor
iscte.subject.odsErradicar a pobrezapor
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.subject.odsReduzir as desigualdadespor
thesis.degree.departmentDepartamento de Sociologiapor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_ines_costa_baptista.pdf531,75 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.