Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/32758
Autoria: Cachulo, Filipe Cruz
Orientação: Espanha, Rita
Data: 6-Nov-2024
Título próprio: Tendências e desafios do Marketing de Influência na indústria da moda: Um estudo exploratório sobre o impacto dos influenciadores digitais nas estratégias de marca e comunicação das empresas de moda
Referência bibliográfica: Cachulo, F. C. (2024). Tendências e desafios do Marketing de Influência na indústria da moda: Um estudo exploratório sobre o impacto dos influenciadores digitais nas estratégias de marca e comunicação das empresas de moda [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/32758
Palavras-chave: Moda
Marketing de influência
Criadores de conteúdo
Visibilidade
Engagement
Autenticidade
ROI
Fashion
Influencer marketing
Influenciadores digitais -- Digital influencers
Visibility
Authenticity
Resumo: A presente investigação consiste em identificar a importância que o marketing de influência assume nas empresas, mais especificamente, como é que elas conseguem captar o máximo proveito destas estratégias de marketing. Ou seja, compreender como é que os influenciadores, ao utilizarem as redes sociais, conseguem influenciar o consumidor e quais os fatores relacionados com este fenómeno. Para isso, foram exploradas mais ao pormenor, as empresas no setor da moda. Foi efetuada uma análise do papel dos influenciadores a partir das métricas do Instagram, como a exposição, a notoriedade e o envolvimento (engagement), através de um estudo de caso da marca “Seasons”. É notório, ao longo do estudo, que por muito que os criadores de conteúdo aumentem as vendas e a visibilidade, é importante ter em atenção que o público e o tipo de influenciadores escolhido pode ter um impacto menos positivo na taxa de engagement. Assim, esta dissertação realça a importância de escolher cuidadosamente o tipo de influenciador nestas estratégias, uma vez que estes devem partilhar os mesmos valores da marca e dos fundadores. Com essa seleção, as empresas podem o retorno do investimento (ROI) com recurso a estas iniciativas de marketing dos influenciadores.
The aim of this research is to identify the importance of influencer marketing for companies and, more specifically, how they manage to get the most out of these marketing strategies. In this way, it will be possible to understand how influencers, by using social networks, manage to influence consumers and what factors are related to this phenomenon. To this end, companies in the fashion sector will be explored in more detail. The influence of influencers was analysed using Instagram metrics such as exposure, awareness and engagement through a case study of the “Seasons” brand. It is clear from the study that, although content creators increase sales and visibility, it is important to bear in mind that the audience and type of influencer chosen can have a less positive impact on the engagement rate. As such, this dissertation highlights the importance of meticulously choosing influencers who share the brand's values and the need for flexible strategies to optimise the return on investment (ROI) of influencer marketing initiatives. The growing importance of authenticity and sustainability in the sector is emphasised, along with the implications for marketing strategies and future research.
Designação do Departamento: Departamento de Sociologia
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_filipe_cruz_cachulo.pdf3,25 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.