Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/327
Autoria: Mauritti, Rosário
Data: 2002
Título próprio: Padrões de vida dos estudantes universitários nos processos de transição para a vida adulta
Número: nº 39
Paginação: pp. 85-116
ISSN: 0873-6529
Palavras-chave: Estudantes universitários
Origens sociais
Trajectórias sociais
Aspirações e expectativas de inserção profissional
Resumo: Este artigo começa por analisar a influência das origens sociais nas trajectórias de escolarização superior. Nesta vertente, procura apurar até que ponto indivíduos provenientes de diferentes origens sociais (em termos de variáveis socioprofissionais e socioeducacionais) têm probabilidades, também diferenciadas, de acesso à educação superior. Numa segunda vertente, caracteriza as condições actuais de existência dos estudantes de licenciatura. Esta perspectiva desenvolve-se a partir da noção de "transição para a vida adulta", procurando observar as diversas componentes desse processo, em especial as relativas à transição escolar, profissional e familiar. Numa terceira parte, analisa ainda as aspirações e expectativas de inserção profissional destes estudantes, procurando salientar quer os elementos comuns nessas representações, quer os vectores de diversidade, traduzidos estes em aspirações e expectativas sociais diferenciadas.
This article seeks to determine the influence social origins have on higher education paths. The author analyses the extent to which people from different social backgrounds (in terms of socio-professional and socio-educational variables) enjoy different probabilities of gaining access to higher education. She then goes on to characterise the conditions under which and the ways in which today’s undergraduates live. This perspective arises out of the notion of the existence of a "transition to adult life" and seeks to observe the various components of this process, especially those concerning scholastic/academic, vocational and family transitions. A third section analyses students’ aspirations and expectations in terms of their future professional insertion. It highlights both the elements that are common to all their representations and the areas in which they differ - the latter being reflected in their different aspirations and expectations.
Cet article se penche sur l’influence des origines sociales sur les trajectoires de scolarisation supérieure. L’analyse cherche à savoir dans quelle mesure des individus issus de milieux sociaux différents (en termes de variables socioprofessionnelles, socioéducationnelles) ont également des chances différenciées d’accès à l’enseignement supérieur. Dans un deuxième temps, l’article caractérise les conditions actuelles d’existence des étudiants en année de licence. Cette perspective est développée à partir de la notion de "transition vers la vie adulte", en cherchant à observer les différentes composantes de ce processus, en particulier celles relatives à la transition scolaire, professionnelle et familiale. Une troisième partie analyse les aspirations et les espoirs d’insertion professionnelle de ces étudiants, en soulignant les éléments communs dans ces représentations ainsi que les vecteurs de diversité, ces derniers traduits en aspirations et en perspectives sociales différenciées.
En este artículo se pretende apurar la influencia de los orígenes sociales en las trayectorias de escolarización superior. Este análisis pretende averiguar hasta que punto los individuos procedentes de diferentes orígenes sociales (en términos de variables socioprofesionales, socioeducacionales) tienen probabilidades diferenciadas, de acceso a la educación superior. En una segunda vertiente se analizan las condiciones actuales de existencia de los estudiantes de licenciatura. Esta perspectiva se desarrolla a partir de la noción de "transición a la vida adulta" procurando observar las diversas componentes de ese proceso, en especial las relativas a la transición escolar, profesional y familiar. En la tercera parte se analizan las aspiraciones y expectativas de inserción profesional de estos estudiantes, procurando destacar ya sea los elementos comunes en esas representaciones, ya sean los vectores de diversidad, traducidos éstos en aspiraciones y expectativas sociales diferenciadas.
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
n39a05.pdf238,9 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.