Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/32644
Autoria: | Gonçalves, João Filipe Dórdio |
Orientação: | Campino, José Pedro |
Data: | 8-Out-2024 |
Título próprio: | Integrating a three-dimensional approach to sustainability in portuguese Esports organizations: The successful case of SAW Gaming Group |
Referência bibliográfica: | Gonçalves, J. F. D. (2024). Integrating a three-dimensional approach to sustainability in portuguese Esports organizations: The successful case of SAW Gaming Group [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/32644 |
Palavras-chave: | Esports Esports organizations Organizational sustainability Triple Bottom Line Desportos eletrónicos Organizações de Esports Sustentabilidade organizacional |
Resumo: | We live in a period where esports are emerging as one of the major entertainment industries for the next few decades. With revenue and audience projections rising consistently every year, esports organizations hold a prominent place in this scenario, by having the chance of contributing to a greater professionalization of the sector. Even so, the adoption of sustainable practices that strike a three-dimensional balance between economic responsibilities and social and environmental concerns remains the main challenge faced by these organizations, and its importance in fostering a sustainable ecosystem for everyone continues to be underestimated.
This case study investigates the integration of the Triple Bottom Line structure in esports organizations, focusing on the successful case of the Portuguese organization SAW Gaming Group, which has been committed since its foundation to adopting innovative and effective strategies with a long-term sustainability perspective. To achieve this, a number of common problems affecting the sustainability of organizations were first identified, followed by appropriate solutions based mainly on the experience of the organization SAW Gaming Group, but also using examples from other organizations to improve the consistency of the case.
The methodology, centered on obtaining qualitative secondary data, made it possible to recognize the growing importance of monetization and fan engagement strategies, and the positive impact of a close relationship with stakeholders focused on achieving shared value. It is hoped that this study will help to highlight and encourage the importance of future research in this field. Vivemos num período em que os esports estão a emergir como uma das principais indústrias de entretenimento para as próximas décadas. Com as projeções de receita e audiência a aumentarem consistentemente todos os anos, as organizações de esports ocupam um lugar de destaque neste cenário, ao terem a possibilidade de contribuir para uma maior profissionalização do setor. Ainda assim, a adoção de práticas sustentáveis que possibilitem um equilíbrio tridimensional entre as responsabilidades económicas e as preocupações sociais e ambientais mantém-se como o principal desafio que estas organizações enfrentam, e a sua importância na promoção de um ecossistema sustentável para todos continua a ser subestimada. Este caso de estudo investiga a integração da estrutura Triple Bottom Line nas organizações de esports, focando-se no caso de sucesso da organização portuguesa SAW Gaming Group, que desde a sua fundação se comprometeu a adotar estratégias inovadoras e eficazes numa perspetiva de sustentabilidade a longo prazo. Para tal, foram primeiramente identificados alguns problemas comuns que afetam a sustentabilidade das organizações, seguidos de soluções ajustadas, assentes sobretudo na experiência da organização SAW Gaming Group, mas recorrendo também a exemplos de outras organizações para reforçar a consistência do caso. A metodologia, centrada na obtenção de dados secundários qualitativos, permitiu reconhecer a importância crescente das estratégias de monetização e de envolvimento dos fãs, e o impacto positivo de uma relação de proximidade com os stakeholders focada na obtenção de valor partilhado. Espera-se que este estudo contribua para realçar e incentivar a importância de futuras investigações neste domínio. |
Designação do Departamento: | Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologia |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_joao_dordio_goncalves.pdf | 1,36 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.