Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/32554
Autoria: Magalhães, Mafalda Mota
Orientação: Costa, Renato Jorge Lopes da
Geraldes, João Manuel Afonso
Data: 19-Set-2024
Título próprio: Plano de Negócio: Análise da viabilidade económico-financeira da expansão da FS Mota, Lda
Referência bibliográfica: Magalhães, M. M. (2024). Plano de Negócio: Análise da viabilidade económico-financeira da expansão da FS Mota, Lda [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/32554
Palavras-chave: Estratégias
Expansão
Plano de negócio -- Business plan
Viabilidade económica -- Economic viability
Strategy
Expansion
Resumo: O presente estudo pretende avaliar a viabilidade da expansão da FS Mota, Lda para zona industrial de Sintra. A FS Mota, Lda, atua no setor do comércio a retalho desde 1984, e dedica-se à venda de acessórios de manutenção industrial, sendo o seu foco o ramo hidráulico e pneumático. Atualmente, têm-se verificado uma tendência de estagnação do crescimento das receitas da empresa, tornando-se fundamental o desenvolvimento de uma estratégia alternativa para o seu crescimento, ajudando-a a adaptar-se às dificuldades associadas ao contexto económico, ajustando os seus serviços à procura do mercado. Para a concretização dos objetivos deste plano procedeu-se, primeiramente, a uma revisão da literatura com os pontos chave, seguindo-se de uma análise externa, interna e competitiva do setor. Posteriormente, identificou-se os principais objetivos do plano, a estratégia e as políticas de implementação utilizadas. Por fim, a realização de uma análise financeira a cinco anos de exploração, onde se verifica a viabilidade do projeto com um VAL de 465 159€, uma TIR de 30% e um payback de 4 anos e 9 meses.
This study aims to assess the feasibility of expanding FS Mota, Lda to the industrial area of Sintra. FS Mota, Lda, has been operating in the retail sector since 1984 and is dedicated to selling industrial maintenance accessories, with a focus on hydraulics and pneumatics. Currently, there has been a trend towards stagnation in the company's revenue growth, making it essential to develop an alternative strategy towards increasing it sales, helping it to adapt to the difficulties associated with the economic context, adjusting its services to market demand. In order to accomplish the objectives of this plan, a literature review was first carried out with the key points, followed by an external, internal and competitive analysis of the sector. Subsequently, the plan's main objectives, strategy and implementation policies were identified. Finally, a five-year financial analysis was carried out, verifying the viability of the project with a NPV of 465 159€, where it will have an IRR of 30% and a payback of 4 years and 9 months.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_mafalda_mota_magalhaes.pdf
  Restricted Access
3,65 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.