Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/3237
Author(s): Aníbal, Alexandra
Date: 2011
Title: Vidas escritas: para uma tipologia dos documentos pessoais como fontes de uma sociologia à escala individual – o caso dos Portefólios Reflexivos de Aprendizagen
Collection title and number: CIES e-Working Paper
nº117/2011
ISSN: 1647-0893
Keywords: Documentos Pessoais
Portefólios Reflexivos de Aprendizagens
Escrita
Reflexividade
Abstract: Este artigo é constituído por duas partes principais. Na primeira, apresenta-se uma proposta de tipologia dos chamados “documentos pessoais”, importante fonte de dados para a sociologia. Na segunda parte reflecte-se sobretudo sobre o potencial heurístico de um tipo específico de documento pessoal escrito: o Portefólio Reflexivo de Aprendizagens, narrativa autobiográfica elaborada por quem se candidata a um processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências. Encara-se aqui a escrita, sobretudo a autobiográfica, como um poderoso instrumento de reflexividade individual que abre ao investigador social (que toma por objecto os documentos escritos) a possibilidade de acesso aos processos de reflexividade em curso. Através da escrita, pode aceder-se à compreensão do que cada indivíduo pensa sobre si próprio e as suas condições sociais, sobre como mobiliza os seus recursos de forma a fazer face àquilo que se lhe apresenta de uma forma exógena, no seu percurso de vida.
This paper consists of two main parts. In part 1, we aim to present a proposal for a typology of "personal documents", an important data source for sociology. In part 2 we reflect on the heuristic potential of a specific type of written personal document: the reflective learning portfolio, a narrative that is drawn up by those who are applying for the recognition, validation and certification of their skills. This paper, therefore, deals with writing, particularly autobiographical writing, seen as a powerful tool of reflection, through which the social researcher gains access to the ongoing processes of individual reflexivity. By this means, it is possible to understand what individuals think about themselves and their social conditions and how they mobilize their resources, throughout their paths of life, in order to address what appears to them exogenously.
Peerreviewed: Sim
Access type: Open Access
Appears in Collections:CIES-WP - Working papers

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