Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/32379
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCanha, S.-
dc.date.accessioned2024-09-20T08:52:33Z-
dc.date.available2024-09-20T08:52:33Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationCanha, S. (2024). Vendendo emoções no cuidado profissional: Análise de discursos das empresas de apoio domiciliário no distrito de Lisboa. Civitas - Revista de Ciências Sociais, 24(1), Article e45080. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2024.1.45080-
dc.identifier.issn1519-6089-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/32379-
dc.description.abstractA partir de uma análise dos discursos e representações visuais de 71 sites de empresas de apoio domiciliário no distrito de Lisboa, o presente artigo explora como estas entidades navegam os regimes discursivos dominantes no imaginário sociocultural português das relações entre cuidado e trabalho, profissionalismo e afeto. Ao abordar a dimensão das necessidades emocionais e das relações afetivas no cuidado, várias empresas quebram fronteiras nas construções discursivas idealizadas que colocam emoções e mercados como polos intocáveis. Os discursos encontrados variam entre os que associam os aspetos do trabalho emocional à vocação, ao familiar, ao feminino, e os que procuram colocar os aspetos do trabalho emocional como competências adaptáveis à medida de cada cliente. Dentro de uma grande variedade de abordagens, é possível observar como aspetos do trabalho emocional que têm historicamente desvalorizado o cuidado são agora mobilizados para vender o cuidado como mercadoria.por
dc.language.isopor-
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectServiços de apoio domiciliáriopor
dc.subjectTrabalho emocionalpor
dc.subjectRepresentações do cuidadopor
dc.subjectPortugalpor
dc.titleVendendo emoções no cuidado profissional: Análise de discursos das empresas de apoio domiciliário no distrito de Lisboapor
dc.title.alternativeSelling emotions in professional care: Analysing discourses of home care companies in the Lisbon districten
dc.title.alternativeVendiendo emociones en el cuidado profesional: Análisis de los discursos de las empresas de cuidados domiciliarios del distrito de Lisboaes
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyes-
dc.volume24-
dc.number1-
dc.date.updated2024-09-20T09:49:39Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.15448/1984-7289.2024.1.45080-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Antropologiapor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-105677-
iscte.journalCivitas - Revista de Ciências Sociais-
Aparece nas coleções:CRIA-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
article_105677.pdf881,23 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.