Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/32364
Author(s): Perpétua, Beatriz Maria Janeiro
Advisor: Costa, Renato Jorge Lopes da
Gonçalves, Rui Alexandre Henriques
Date: 26-Jul-2024
Title: A aplicação de sistemas inteligentes na internacionalização das empresas: Análise bibliométrica
Reference: Perpétua, B. M. J. (2024). A aplicação de sistemas inteligentes na internacionalização das empresas: Análise bibliométrica [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/32364
Keywords: Internacionalização -- Internationalization
Sistemas inteligentes
Inteligência artificial -- Artificial intelligence
Entrada em mercados estrangeiros
Globalização
Tomada de decisões estratégicas
Análise bibliométrica
VOSViewer
Intelligent Systems
Foreign market entry
Globalization
Strategic Decision Making
Bibliometric Analysis
Abstract: A presente investigação, através de uma análise bibliométrica utilizando a base de dados Elsevier Scopus, visa analisar a forma como os sistemas inteligentes, incluindo a inteligência artificial, Big Data, e outras tecnologias emergentes, podem apoiar as empresas no processo de internacionalização. As vantagens na adoção destes sistemas são significativas, sendo aplicáveis em diversas áreas da empresa e em diferentes contextos, de acordo com a estratégia adotada e os objetivos definidos. No entanto, a digitalização também apresenta alguns desafios que precisam de ser considerados para que o processo de expansão internacional ocorra de forma expectável. Assim, o estudo conclui que os sistemas inteligentes são essenciais na tomada de decisões estratégicas na entrada em novos mercados estrangeiros. Além disso, sugere tópicos para futuras investigações, com o objetivo de preencher lacunas na literatura e aprofundar os estudos neste domínio.
This investigation, through a bibliometric analysis using the Elsevier Scopus database, aims to analyse how intelligent systems, including artificial intelligence, Big Data, and other emerging technologies, can support companies in the internationalisation process. The advantages of adopting these systems are significant, and they are suitable for different areas of the company and in different contexts, according to the strategy adopted and the defined objectives. However, digitalization also presents some challenges that need to be considered to ensure that the international expansion process occurs as expected. Thus, the study concludes that intelligent systems are essential in making strategic decisions when entering new foreign markets. Furthermore, it suggests topics for future research, with the aim of addressing gaps in the literature and deepening studies in this field.
Department: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: yes
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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