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http://hdl.handle.net/10071/32262
Author(s): | Alves, Joana Catarina Grazina |
Advisor: | Godinho, Sandra Garrido, Margarida Vaz |
Date: | 29-Jul-2024 |
Title: | Estratégias maximizadoras na decisão de compra e preferência por produtos sustentáveis: O papel mediador do pensamento orientado para o futuro |
Reference: | Alves, J. C. G. (2024). Estratégias maximizadoras na decisão de compra e preferência por produtos sustentáveis: O papel mediador do pensamento orientado para o futuro [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/32262 |
Keywords: | Consumo sustentável Comportamentos de compra Maximização Consideração por consequências futuras Pensamento orientado para o futuro Sustainable consumption Purchase behavior Maximization Consideration for future consequences Future-oriented thinking |
Abstract: | As nossas decisões de compra contribuem para a sustentabilidade, tornando-se urgente
privilegiar produtos com menor impacto ambiental. Evidência recente sugere que a tendência
para maximizar, ou seja, procurar sempre a melhor opção entre as alternativas disponíveis,
diminui as compras por impulso. No presente estudo analisamos o papel dos estilos de decisão
de compra, especialmente da maximização, na preferência por produtos sustentáveis e o papel
do pensamento orientado para o futuro nessa relação. Os estilos de decisão de compra podem
ser considerados enquanto traços disposicionais (perfis) ou disposições situacionais (mindsets).
Neste estudo, manipulamos o mindset de maximização dos participantes e avaliamos o seu
perfil numa escala de maximização. O setup experimental incluiu ainda o auto-reporte do
pensamento orientado para o futuro e uma tarefa de seleção de produtos com diferentes níveis
de impacto ambiental. Os resultados sugerem que (1) a indução de um mindset de maximização
não aumenta a propensão para escolher produtos com menor impacto ambiental, mas (2) quanto
maior o nível de maximização reportado, maior a preferência por este tipo de produtos.
Permitem ainda compreender que (3) apenas existe uma relação positiva entre o nível de
maximização auto-reportado e a preferência por produtos sustentáveis na condição
experimental de maximização, entre os participantes induzidos a identificar a melhor opção
possível. Esta evidência contribui para a promoção de comportamentos de consumo
sustentáveis, ao demonstrar que estimular os consumidores a fazer a melhor compra possível
pode ser determinante para que, sobretudo consumidores com perfis de maximização, escolham
produtos com menor impacto ambiental. Our decisions as consumers contribute to sustainability, making it urgent to prioritize products with lower environmental impact. Recent evidence suggests that the tendency to maximize, that is, always to seek the best option among the available alternatives, reduces impulse buying. In this study, we analyzed the role of decision-making styles, especially maximization, in the preference for sustainable products and the role of future-oriented thinking in this relationship. Decision-making styles can be considered either as dispositional traits (profiles) or situational dispositions (mindsets). In this study, we manipulated the maximization mindset of the participants and evaluated their profile on a maximization scale. The experimental setup also included self-reporting of future-oriented thinking and a task of selecting products with different levels of environmental impact. The results suggest that (1) inducing a maximization mindset does not increase the propensity to choose products with lower environmental impact, but (2) the higher the reported level of maximization, the greater the preference for such products. Data also shows that (3) there is only a positive relationship between the self-reported maximization level and the preference for sustainable products in the experimental maximization condition among participants induced to identify the best possible option. This evidence contributes to promoting sustainable consumption behavior by demonstrating that encouraging consumers to make the best possible purchase can be crucial, especially for those with maximization profiles, for choosing products with lower environmental impact. |
Department: | Departamento de Psicologia Social e das Organizações |
Degree: | Mestrado em Psicologia Social e das Organizações |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Restricted Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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