Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/32262
Autoria: Alves, Joana Catarina Grazina
Orientação: Godinho, Sandra
Garrido, Margarida Vaz
Data: 29-Jul-2024
Título próprio: Estratégias maximizadoras na decisão de compra e preferência por produtos sustentáveis: O papel mediador do pensamento orientado para o futuro
Referência bibliográfica: Alves, J. C. G. (2024). Estratégias maximizadoras na decisão de compra e preferência por produtos sustentáveis: O papel mediador do pensamento orientado para o futuro [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/32262
Palavras-chave: Consumo sustentável
Comportamentos de compra
Maximização
Consideração por consequências futuras
Pensamento orientado para o futuro
Sustainable consumption
Purchase behavior
Maximization
Consideration for future consequences
Future-oriented thinking
Resumo: As nossas decisões de compra contribuem para a sustentabilidade, tornando-se urgente privilegiar produtos com menor impacto ambiental. Evidência recente sugere que a tendência para maximizar, ou seja, procurar sempre a melhor opção entre as alternativas disponíveis, diminui as compras por impulso. No presente estudo analisamos o papel dos estilos de decisão de compra, especialmente da maximização, na preferência por produtos sustentáveis e o papel do pensamento orientado para o futuro nessa relação. Os estilos de decisão de compra podem ser considerados enquanto traços disposicionais (perfis) ou disposições situacionais (mindsets). Neste estudo, manipulamos o mindset de maximização dos participantes e avaliamos o seu perfil numa escala de maximização. O setup experimental incluiu ainda o auto-reporte do pensamento orientado para o futuro e uma tarefa de seleção de produtos com diferentes níveis de impacto ambiental. Os resultados sugerem que (1) a indução de um mindset de maximização não aumenta a propensão para escolher produtos com menor impacto ambiental, mas (2) quanto maior o nível de maximização reportado, maior a preferência por este tipo de produtos. Permitem ainda compreender que (3) apenas existe uma relação positiva entre o nível de maximização auto-reportado e a preferência por produtos sustentáveis na condição experimental de maximização, entre os participantes induzidos a identificar a melhor opção possível. Esta evidência contribui para a promoção de comportamentos de consumo sustentáveis, ao demonstrar que estimular os consumidores a fazer a melhor compra possível pode ser determinante para que, sobretudo consumidores com perfis de maximização, escolham produtos com menor impacto ambiental.
Our decisions as consumers contribute to sustainability, making it urgent to prioritize products with lower environmental impact. Recent evidence suggests that the tendency to maximize, that is, always to seek the best option among the available alternatives, reduces impulse buying. In this study, we analyzed the role of decision-making styles, especially maximization, in the preference for sustainable products and the role of future-oriented thinking in this relationship. Decision-making styles can be considered either as dispositional traits (profiles) or situational dispositions (mindsets). In this study, we manipulated the maximization mindset of the participants and evaluated their profile on a maximization scale. The experimental setup also included self-reporting of future-oriented thinking and a task of selecting products with different levels of environmental impact. The results suggest that (1) inducing a maximization mindset does not increase the propensity to choose products with lower environmental impact, but (2) the higher the reported level of maximization, the greater the preference for such products. Data also shows that (3) there is only a positive relationship between the self-reported maximization level and the preference for sustainable products in the experimental maximization condition among participants induced to identify the best possible option. This evidence contributes to promoting sustainable consumption behavior by demonstrating that encouraging consumers to make the best possible purchase can be crucial, especially for those with maximization profiles, for choosing products with lower environmental impact.
Designação do Departamento: Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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