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dc.contributor.authorQuintela, J. de L.-
dc.date.accessioned2024-08-30T09:19:52Z-
dc.date.available2024-08-30T09:19:52Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationQuintela, J. de L. (2024). Comunicação e mídia: Os “jogos” para além do jogo no futebol Português. Podium: Sport, Leisure and Tourism Review, 13(2), 358-391. https://doi.org/10.5585/podium.v13i2.25806-
dc.identifier.issn2316-932X-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/32249-
dc.description.abstractObjetivo do estudo: Analisando a relação entre a comunicação e a mídia, com o futebol, o objetivo é identificar os "jogos" além do jogo no gramado e explorar como esses "jogos" se manifestam e se caracterizam, segundo os atores relevantes no campo futebolístico e midiático, além de entender, na perspectiva dos entrevistados, se e como esses "jogos" podem influenciar o jogo principal. Metodologia/abordagem: O estudo é qualitativo e exploratório. Realizaram-se entrevistas em profundidade, não estruturadas, a atores relevantes do fenômeno futebolístico, objeto posterior de análise de conteúdo, através de núcleos de sentido e de análise categorial temática. Originalidade/Relevância: Apesar da centralidade social e midiática que o futebol detém em Portugal, isso não se traduz proporcionalmente nos estudos realizados, contribuindo esta pesquisa para o conhecimento de uma área acadêmica ainda pouco explorada. Principais resultados: A ideia de “jogos”, organiza-se em torno de três pilares: o poder e influência da “Comunicação e Mídia”; a magnitude do futebol, o “Esporte Rei”; e a integridade esportiva, a “Verdade Esportiva”. Este artigo é centrado na “Comunicação Meídia”, com os resultados a indicarem uma maior profissionalização dos clubes, alavancados na digitalização e tentativas de condicionamento do jogo, no espaço midiático, mas sem evidências da sua eficácia. Admite-se a hipótese que caraterísticas intrínsecas de árbitros ou jogadores, possam, mesmo que inconscientemente, ser suscetíveis de condicionar o seu desempenho num jogo. Contribuições teóricas/metodológicas: Contribui-se, abrindo pistas para futuros estudos, com a identificação de diversas dimensões, que podem influenciar a percepção do jogo e do futebol, enquanto fenômeno multidimensional.por
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Nove Julho-
dc.relationSFRH/BD/14478/2019-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectComunicaçaopor
dc.subjectInfluênciapor
dc.subjectFutebolpor
dc.subjectMídiapor
dc.subjectSoft powerpor
dc.titleComunicação e mídia: Os “jogos” para além do jogo no futebol Portuguêspor
dc.title.alternativeComunicación y medios: Los “partidos” más allá del partido en el fútbol Portuguéses
dc.title.alternativeMedia and communication: The “games” beyond the match in Portuguese footballen
dc.typearticle-
dc.pagination358 - 391-
dc.peerreviewedyes-
dc.volume13-
dc.number2-
dc.date.updated2024-08-30T10:18:46Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.5585/podium.v13i2.25806-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-104732-
iscte.journalPodium: Sport, Leisure and Tourism Review-
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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