Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/32242
Author(s): Casimiro, Rute Isabel Bernardo Marques
Advisor: Fonseca, Susana
Date: 16-Apr-2024
Title: O impacto da motivação e da aprendizagem sócio-emocional nos docentes em contexto de um programa de intervenção com tecnologia
Reference: Casimiro, R. I. B. M. (2024). O impacto da motivação e da aprendizagem sócio-emocional nos docentes em contexto de um programa de intervenção com tecnologia [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/32242
Keywords: Aprendizagem socioemocional
Competências Socioemocionais
Motivação
Professor -- Teacher
Socio-emotional learning
Socio-emotional skills
Motivations
Abstract: Este estudo pretendeu avaliar o Programa de Intervenção "BeEmotional" no âmbito do projeto "BEEmotional-Techie: A Bridge Between Emotional Learning and Technology". Adicionalmente, avaliou não só a motivação e o grau de satisfação dos docentes que participam no programa, bem como a utilidade dos conteúdos produzidos. Participaram 24 docentes do ensino básico, que responderam a um questionário, composto por: "Social-Emotional Competence Teacher Rating Scale (SECTRS) (Tom, 2012), Escala "Teaching Practice - Professional Development" (Forte, 2009), Programa de Intervenção "Beemotional" e dados sociodemográficos. Nos resultados quantitativos, confirmou-se a existência de relações significativas, positivas, entre as competências relacionais dos docentes, nomeadamente entre a regulação emocional, a consciencialização social e as relações interpessoais e motivações emancipatórias dos docentes. Já no que diz respeito às relações interpessoais e as motivações instrumentais, estas revelaram-se significativas, mas negativas. Observou-se também a não existência de relações significativas entre as competências relacionais e as motivações, tendo em conta o tempo de serviço de docente e tempo de serviço na escola. Nos resultados qualitativos, verificou-se que através da implementação do BeEmotional, as competências socioemocionais e os resultados escolares dos alunos melhoraram, e os comportamentos desajustados diminuíram. Como aspetos positivos, destacaram-se a pertinência das competências emocionais e os materiais construídos especificamente para programa, embora alguns destes materiais necessitem de estar mais adequados às idades das crianças. Conclui-se que a implementação do programa ajudou não só os docentes a entender melhor as emoções dos alunos, bem como desenvolveu as suas competências para lidar com as situações desafiantes diariamente em sala de aula.
This investigation aims to evaluate the "BeEmotional" Intervention Programme as part of the "BEEmotional-Techie: A Bridge Between Emotional Learning and Technology" project. In addition, the study evaluated not only the motivation and level of satisfaction of the teachers in participating in intervention programmes, but also the usefulness of the content produced. A total of 24 primary school teachers took part and answered a questionnaire consisting of: Social-Emotional Competence Teacher Rating Scale (SECTRS) (Tom, 2012), Teaching Practice - Professional Development Scale (Forte, 2009), "Beemotional" Intervention Programme and sociodemographic data. The quantitative results confirmed the existence of significant, positive relationships between teachers' relational competences, namely between emotional regulation, social awareness and interpersonal relationships and teachers' emancipatory motivations. As for interpersonal relationships and instrumental motivations, these were significant but negative. There was also no significant relationship between relational competences and motivations, considering length of service as a teacher and length of service at the school. The qualitative results showed that the implementation of BeEmotional improved students' socio-emotional competences and school results and reduced maladjusted behavior. Positive aspects included the relevance of the emotional competences and the materials specifically designed for the programme, although some of these materials need to be more adapted for the children's ages. It can be concluded that the implementation of the programme not only helped teachers to better understand students' emotions, but also developed their skills to deal with challenging situations in the classroom daily.
Department: Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Degree: Mestrado em Ciências das Emoções
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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