Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/3219
Author(s): | Nunes, J. P. S. |
Date: | Dec-2009 |
Title: | Da cidade pedestre à metrópole do automóvel: uma aproximação à relação entre forma urbana e mobilidade espacial em Lisboa (1950-2001) |
Collection title and number: | DINÂMIA'CET-Working Papers |
Keywords: | Metrópole Forma Urbana Mobilidade espacial Lisboa |
Abstract: | Nas últimas três décadas, as cidades europeias têm vindo a evidenciar um novo padrão de mobilidade espacial no qual a deslocação em automóvel assume um peso preponderante. Esta mudança tem sido entendida enquanto «transição urbana» (Wiel, 1999) – um processo que à maneira da transição demográfica traça a longa passagem da cidade pedestre à grande cidade ou metrópole onde o uso do automóvel é predominante. Esta tendência internacional encontra tradução na cidade de Lisboa e nos seus concelhos limítrofes. Os dados do Censos 2001 estabelecem que neste território a maioria das deslocações casa-trabalho realizadas por indivíduos activos tinha o automóvel como principal modo de deslocação. Com o objectivo compreender e explicar como é que este padrão de mobilidade se estabeleceu no território metropolitano de Lisboa, neste texto realiza-se uma aproximação ao fenómeno – a passagem de uma cidade pedestre a uma metrópole do automóvel – a partir da relação entre forma urbana e mobilidade espacial. |
Peerreviewed: | Sim |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | DINÂMIA'CET-WP - Working papers com arbitragem científica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DINAMIA_WP_2009-87.pdf | 185,31 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.