Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/32195
Autoria: Cabral, Arlinda Manuela dos Santos
Data: 2022
Título próprio: África Subsariana e Agendas Globais de Educação: Uma reflexão sobre políticas de educação e de formação de professores
Título da revista: Cadernos de Estudos Africanos
Número: 44
Paginação: 39-72
Referência bibliográfica: Cabral, A. M. dos S. (2022). África Subsariana e Agendas Globais de Educação: Uma reflexão sobre políticas de educação e de formação de professores. Cadernos de Estudos Africanos, (44), 39-72. https://doi.org/10.4000/cea.7367
ISSN: 1645-3794
DOI (Digital Object Identifier): https://doi.org/10.4000/cea.7367
Palavras-chave: Agendas globais
Global agendas
Políticas públicas -- Public policies
Educação -- Education
Formação de professores -- Teacher education
África subsariana
Sub-Saharan Africa
Resumo: As políticas de educação e de formação de professores são construídas em contextos nacionais heterogéneos, que implicam definição de prioridades e compromissos, e que são influenciados pelas agendas globais de educação, como a Agenda 2030 das Nações Unidas. O presente artigo procura contribuir para a compreensão da forma como as agendas globais de educação interagem no contexto da África subsariana, recorrendo a metodologia qualitativa. Na última década, a satisfação com a oferta educativa e a qualidade do ensino diminuiu, mas persiste uma apreciação positiva do alinhamento da educação com o mercado de trabalho e da formação de professores, refletindo a incorporação das agendas globais nas políticas nacionais, ainda que com necessidade de maior análise do alcance dos objetivos educativos globais.
Education and teacher education policies are embedded in heterogeneous national contexts, which entail priority setting and trade-offs, and which are influenced by global education agendas, such as the United Nations 2030 Agenda. This article seeks to contribute to the understanding of how global education agendas interact in the context of sub-Saharan Africa, using qualitative methodology. In the last decade, satisfaction with education provision and quality of education has declined, but a positive appreciation of the alignment of education with the labour market and teacher training persists, reflecting the incorporation of global agendas into national policies, albeit with a need for further analysis of the achievement of global education goals.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CEI-RI - Artigos em revista científica internacional com arbitragem científica

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