Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/32195
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCabral, Arlinda Manuela dos Santos-
dc.date.accessioned2024-08-21T16:16:09Z-
dc.date.available2024-08-21T16:16:09Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCabral, A. M. dos S. (2022). África Subsariana e Agendas Globais de Educação: Uma reflexão sobre políticas de educação e de formação de professores. Cadernos de Estudos Africanos, (44), 39-72. https://doi.org/10.4000/cea.7367por
dc.identifier.issn1645-3794por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/32195-
dc.description.abstractAs políticas de educação e de formação de professores são construídas em contextos nacionais heterogéneos, que implicam definição de prioridades e compromissos, e que são influenciados pelas agendas globais de educação, como a Agenda 2030 das Nações Unidas. O presente artigo procura contribuir para a compreensão da forma como as agendas globais de educação interagem no contexto da África subsariana, recorrendo a metodologia qualitativa. Na última década, a satisfação com a oferta educativa e a qualidade do ensino diminuiu, mas persiste uma apreciação positiva do alinhamento da educação com o mercado de trabalho e da formação de professores, refletindo a incorporação das agendas globais nas políticas nacionais, ainda que com necessidade de maior análise do alcance dos objetivos educativos globais.por
dc.description.abstractEducation and teacher education policies are embedded in heterogeneous national contexts, which entail priority setting and trade-offs, and which are influenced by global education agendas, such as the United Nations 2030 Agenda. This article seeks to contribute to the understanding of how global education agendas interact in the context of sub-Saharan Africa, using qualitative methodology. In the last decade, satisfaction with education provision and quality of education has declined, but a positive appreciation of the alignment of education with the labour market and teacher training persists, reflecting the incorporation of global agendas into national policies, albeit with a need for further analysis of the achievement of global education goals.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherCentro de Estudos Internacionais do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa (CEI-Iscte)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAgendas globaispor
dc.subjectGlobal agendaspor
dc.subjectPolíticas públicas -- Public policiespor
dc.subjectEducação -- Educationpor
dc.subjectFormação de professores -- Teacher educationpor
dc.subjectÁfrica subsarianapor
dc.subjectSub-Saharan Africapor
dc.titleÁfrica Subsariana e Agendas Globais de Educação: Uma reflexão sobre políticas de educação e de formação de professorespor
dc.title.alternativeSub-Saharan Africa and global education agendas: A reflection on education and teacher training policiespor
dc.typearticlepor
dc.pagination39-72por
dc.peerreviewedyespor
dc.number44por
dc.description.versionpublicadapor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.4000/cea.7367por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidadespor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
iscte.journalCadernos de Estudos Africanospor
Aparece nas coleções:CEI-RI - Artigos em revista científica internacional com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
article_hdl32195.pdf798,16 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.