Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/32182
Author(s): Ketao Shen
Advisor: O'Neill, Henrique José da Rocha
Date: 11-Jun-2024
Title: The impact of intelligent unmanned stores in the context of new retail:A case study of JD intelligent unmanned store
Reference: Ketao Shen (2024). The impact of intelligent unmanned stores in the context of new retail:A case study of JD intelligent unmanned store [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/32182
Keywords: Intelligent unmanned store
Unmanned supermarket
New Retail
Comércio eletrónico -- E-commerce
Inteligência artificial -- Artificial intelligence
Loja inteligente não tripulada de serviço automático
Supermercado de serviço automático
Novo retalho
Abstract: With the development of digital technologies - cloud computing, machine indepth learning, computer vision,Internet of things, wireless sensor technology, big data, intelligent tracking, mobile payment and other artificial intelligence technologies - it becomes possible the normal development and operation of intelligent shopping settlement systems in intelligent unmanned stores.Intelligent unmanned stores are different from traditional unmanned stores, which are similar to self-service settlement of supermarkets, The self-service settlement system scans the commodity QR code to obtain the commodity price for system settlement. The intelligent unmanned store first reflects intelligence, followed by unmanned. Through the intelligent shopping system, automated operations such as entering the store, intelligent shopping, intelligent settlement, and leaving the store are completed. Customers are unaware of the completion of product settlement by the intelligent shopping system, and only need facial recognition, palm print recognition, and entering the settlement area to complete the settlement without perception. At the beginning of the birth of intelligent unmanned stores, the goal is to save manpower costs, reduce the waiting time of customers' shopping queue, improve the convenience of shopping, improve the shopping experience of consumers, and improve the profits of retail stores. With a large population in the world, retailers can choose to be unattended or manned for intelligent stores. However, But as the population of some countries decreases, the improvement of the overall quality of the world population, the progress of science and technology, and the upgrading of human occupation, many more retail enterprises can only choose to be unattended. Saving human resources, improving consumers' shopping experience, ensuring the safety of intelligent unmanned stores and reducing enterprise R&D costs will become the main goals. Since I have participated in the research and development of the visual intelligent shopping system of JD intelligent unmanned store, which is one of the world's top 500 enterprises, this dissertation will take JD intelligent unmanned store as the research object, through the analysis of its visual intelligent shopping system solution, put forward the advantages and problems of this solution, and compares it with Amazon Go, Alibaba TaoCoffee and other intelligent shopping settlement system solutions, find out their advantages and existing problems, help enterprises avoid technical risks, reduce costs and increase efficiency, and improve ROI. Finally, through the questionnaire survey of about 300 R&D personnel or high-quality consumers, this dissertation analyzes the impact of different factors on the customer experience of intelligent shopping solutions in intelligent unmanned stores of different retail enterprises from the perspectives of entering stores, intelligent shopping, intelligent settlement, leaving stores.
Com o desenvolvimento das tecnologias digitais - computação em nuvem, aprendizagem máquina, visão computacional, Internet das coisas, tecnologia de sensores sem fios, big data, rastreamento inteligente, pagamento móvel e outras tecnologias de inteligência artificial - torna-se possível o desenvolvimento e a operação de sistemas inteligentes de liquidação de compras em lojas inteligentes não tripuladas ou de serviço automático. As lojas inteligentes de serviço automático são diferentes das lojas tradicionais de serviço autónomo, que são representadas pelos supermercados com pagamento por autosserviço. O sistema de pagamento por autosserviço lê o código QR da embalagem para obter o preço para liquidação da mercadoria no sistema. A loja inteligente de serviço automático reflete primeiro a inteligência, e depois o facto de ser não tripulada. Através do sistema de compras inteligente, é possível automatizar todas as operações do cliente como entrar na loja, comprar, apurar a despesa, efetuar o pagamento e sair da loja. Os clientes não se apercebem da conclusão da transação do produto pelo sistema de compras inteligente e só necessitam de reconhecimento facial, reconhecimento da palma da mão e de entrar na área de exposição para recolhr o produto e concluir a compra. Os objetivos das lojas inteligentes de serviço automático são economizar os custos de mão de obra, reduzir o tempo de espera dos clientes na fila de compras, melhorar a conveniência das compras, melhorar a experiência de compra dos consumidores e aumentar os lucros das lojas de retalho. Com o aumento do número de consumidores, os retalhistas podem optar por lojas inteligentes autónomas. No entanto, à medida que a população ativa de alguns países decresce, mas aumenta o nível de qualificação geral da força de trabalho, o progresso da ciência e da tecnologia e a modernização da ocupação humana, muitas mais empresas de retalho só podem optar por soluções inteligentes de serviço automático. Poupar recursos humanos, melhorar a experiência de compra dos consumidores, garantir a segurança de lojas inteligentes não tripuladas e reduzir os custos de I&D empresariais tornar-se -ão objetivos prioritários do retalho. Tendo participado na pesquisa e desenvolvimento do sistema inteligente e visual de compras da loja não tripulada da JD, que é uma das 500 maiores empresas do mundo, esta tese considera a loja não tripulada inteligente JD como objeto de pesquisa. Através da análise do seu sistema inteligente de compras, a dissertação apresenta as vantagens e problemas desta solução e compara-a com as soluções da Amazon Go, Alibaba, TaoCoffee e outros sistemas de liquidação de compras inteligentes, identifica as suas vantagens e os problemas existentes, procurando ajudar as empresas a mitigar riscos técnicos, reduzir custos e aumentar eficiência, bem como melhorar o ROI. Finalmente, através de um inquérito realizado a cerca de 300 profissionais de I&D e consumidores diferenciados, esta dissertação analisa o impacto na experiência do cliente das diferentes características presentes em soluções de compras em lojas inteligentes não tripuladas de diferentes empresas retalhistas, a partir da jornada do cliente que inclui etapas como a entrada na loja, a compra inteligente, a liquidação inteligente e a saída da loja.
Department: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Degree: Mestrado em Gestão de Empresas
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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