Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/32172
Autoria: Pedro, Leonor Ventura
Orientação: Vieira, Jorge
Data: 6-Jun-2024
Título próprio: BookTokers e a visibilidade de livros no TikTok em Portugal
Referência bibliográfica: Pedro, L. V. (2024). BookTokers e a visibilidade de livros no TikTok em Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/32172
Palavras-chave: TikTok
BookTok
Visibilidade
BookTokers
Influenciadores digitais -- Digital influencers
Spreadability
Visibility
Spreadability
Resumo: Ultimamente, o TikTok demonstrou ser uma rede social online (RSO) capaz de incentivar aos hábitos de leitura dos seus utilizadores, sendo que a maioria corresponde à condição juvenil. Esta RSO corresponde a uma plataforma e utilizadores capazes de criarem diversas comunidades dedicadas a temáticas específicas, sendo que a comunidade dedicada à literatura se denomina BookTok, e na qual tem testemunhado um crescimento significativo. Como qualquer outra comunidade, o BookTok dispõe de influenciadores, denominados BookTokers, que se dedicam à criação de conteúdos literários, por exemplo, vídeos sobre recomendações de livros. O facto de o BookTok ser uma comunidade que incentiva uma constante interação entre BookTokers e os seus seguidores, contribui para que alguns dos livros se tornem populares. O presente trabalho visa investigar qual a perceção dos BookTokers quanto ao seu papel na visibilidade de livros no TikTok em Portugal. Para isso, procedeu-se à análise de conteúdo durante 1 mês do perfil de 4 BookTokers portuguesas acima dos 10.000 seguidores. Além disso, foram realizadas entrevistas a cada uma das BookTokers com o intuito de compreender as suas perspetivas. Com isto, foi possível concluir que, segundo as perceções das entrevistadas o trabalho dos BookTokers contribui para que os livros se tornem populares, ainda que não seja o único fator. Também foi possível descobrir o género literário mais popular, sendo ele o "romantasy", e os vídeos mais populares nesta comunidade portuguesa, sendo eles as "trends" e "wrap-up"s.
TikTok has recently proved to be an online social media (OSM) capable of encouraging reading habits among its users, the majority of whom are young people. This OSM corresponds to a platform and users capable of creating various communities dedicated to specific themes, the community dedicated to literature called BookTok, which has experienced significant growth. Like any other community, BookTok has influencers, called BookTokers, who are dedicated to creating literary content, for example, videos about book recommendations. The fact that BookTok is a community that encourages constant interaction between BookTokers and their followers contributes to some of the books becoming popular. This study aims to investigate BookTokers' perceptions of their role in the visibility of books on TikTok in Portugal. To this end, the content of the profiles of four Portuguese BookTokers with more than 10,000 followers was analysed over a period of one month. In addition, interviews were conducted with each of the BookTokers in order to understand their perspectives. Therefore, it was possible to conclude that, according to the interviewees’ perceptions, the work of BookTokers contributes to books becoming popular, although it is not the only factor. It was also possible to discover the most popular literary genre, romantasy, and the most popular videos in this Portuguese community, trends and wrapups.
Designação do Departamento: Departamento de Sociologia
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_leonor_ventura_pedro.pdf
  Restricted Access
457,88 kBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons