Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/32172
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVieira, Jorge-
dc.contributor.authorPedro, Leonor Ventura-
dc.date.accessioned2024-08-07T14:44:50Z-
dc.date.issued2024-06-06-
dc.date.submitted2024-06-
dc.identifier.citationPedro, L. V. (2024). BookTokers e a visibilidade de livros no TikTok em Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/32172por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/32172-
dc.description.abstractUltimamente, o TikTok demonstrou ser uma rede social online (RSO) capaz de incentivar aos hábitos de leitura dos seus utilizadores, sendo que a maioria corresponde à condição juvenil. Esta RSO corresponde a uma plataforma e utilizadores capazes de criarem diversas comunidades dedicadas a temáticas específicas, sendo que a comunidade dedicada à literatura se denomina BookTok, e na qual tem testemunhado um crescimento significativo. Como qualquer outra comunidade, o BookTok dispõe de influenciadores, denominados BookTokers, que se dedicam à criação de conteúdos literários, por exemplo, vídeos sobre recomendações de livros. O facto de o BookTok ser uma comunidade que incentiva uma constante interação entre BookTokers e os seus seguidores, contribui para que alguns dos livros se tornem populares. O presente trabalho visa investigar qual a perceção dos BookTokers quanto ao seu papel na visibilidade de livros no TikTok em Portugal. Para isso, procedeu-se à análise de conteúdo durante 1 mês do perfil de 4 BookTokers portuguesas acima dos 10.000 seguidores. Além disso, foram realizadas entrevistas a cada uma das BookTokers com o intuito de compreender as suas perspetivas. Com isto, foi possível concluir que, segundo as perceções das entrevistadas o trabalho dos BookTokers contribui para que os livros se tornem populares, ainda que não seja o único fator. Também foi possível descobrir o género literário mais popular, sendo ele o "romantasy", e os vídeos mais populares nesta comunidade portuguesa, sendo eles as "trends" e "wrap-up"s.por
dc.description.abstractTikTok has recently proved to be an online social media (OSM) capable of encouraging reading habits among its users, the majority of whom are young people. This OSM corresponds to a platform and users capable of creating various communities dedicated to specific themes, the community dedicated to literature called BookTok, which has experienced significant growth. Like any other community, BookTok has influencers, called BookTokers, who are dedicated to creating literary content, for example, videos about book recommendations. The fact that BookTok is a community that encourages constant interaction between BookTokers and their followers contributes to some of the books becoming popular. This study aims to investigate BookTokers' perceptions of their role in the visibility of books on TikTok in Portugal. To this end, the content of the profiles of four Portuguese BookTokers with more than 10,000 followers was analysed over a period of one month. In addition, interviews were conducted with each of the BookTokers in order to understand their perspectives. Therefore, it was possible to conclude that, according to the interviewees’ perceptions, the work of BookTokers contributes to books becoming popular, although it is not the only factor. It was also possible to discover the most popular literary genre, romantasy, and the most popular videos in this Portuguese community, trends and wrapups.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectTikTokpor
dc.subjectBookTokpor
dc.subjectVisibilidadepor
dc.subjectBookTokerspor
dc.subjectInfluenciadores digitais -- Digital influencerspor
dc.subjectSpreadabilitypor
dc.subjectVisibilitypor
dc.subjectSpreadabilitypor
dc.titleBookTokers e a visibilidade de livros no TikTok em Portugalpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203662709por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informaçãopor
dc.date.embargo2027-06-06-
thesis.degree.departmentDepartamento de Sociologiapor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_leonor_ventura_pedro.pdf
  Restricted Access
457,88 kBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons