Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/32157
Autoria: Pinheiro, Camilla Fernandes
Orientação: Vieira, Jorge
Data: 16-Jul-2024
Título próprio: Estratégias de comunicação turística de Fortaleza: O caso da web serie "Vem fortalezear"
Referência bibliográfica: Pinheiro, C. F. (2024). Estratégias de comunicação turística de Fortaleza: O caso da web serie "Vem fortalezear" [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/32157
Palavras-chave: Marketing de lugares
Turismo -- Tourism
Fortaleza
Web serie
Narrativa audiovisual
Promoção turística -- Tourism promotion
Marketing places
Audiovisual narrative
Resumo: Esta dissertação analisa as estratégias de comunicação utilizadas na promoção turística da cidade de Fortaleza através da web serie "Vem Fortalezear". O estudo visa compreender os objetivos e o desenvolvimento estratégico da narrativa audiovisual utilizando uma metodologia mista, que inclui análise de conteúdo dos cinco episódios que compõem a segunda temporada do projeto, análise de dados secundários do Instagram obtidos através de relatório e também pela realização de seis entrevistas com os principais criadores e executores da web serie, incluindo o coordenador de publicidade da Prefeitura de Fortaleza e a equipe de comunicação da agência responsável pela produção. Identificamos que os temas relacionados à natureza e belezas naturais predominam na produção e indicamos pontos de atenção relacionados a sustentabilidade turística na região e aspectos relevantes para a cidade que podem ser mais valorizados. Os resultados indicam que o projeto obteve eficácia comunicacional em termos de alcance e reverberação do conteúdo nas redes sociais online, além de apresentar um formato diferenciado de comunicação turística para a cidade. Observou-se ser inviável relacionar diretamente os resultados da produção com a real atração de turistas, apesar da apresentação de alguns dados positivos de aumento da procura turística na cidade nos últimos meses. Apontamos que a campanha poderia beneficiar-se de uma maior ênfase em elementos variados para diversificar o perfil dos visitantes. Este trabalho oferece reflexões para o desenvolvimento de campanhas futuras e contribui para a literatura sobre marketing de lugares e destinos turísticos.
This dissertation analyzes the communication strategies used in promoting tourism in the city of Fortaleza through the web series "Vem Fortalezear." The study aims to understand the objectives and strategic development of the audiovisual narrative using a mixed methodology, which includes content analysis of the five episodes comprising the second season of the project, analysis of secondary data from Instagram obtained through reports, and six interviews with the main creators and executors of the web series, including the advertising coordinator of the Fortaleza City Hall and the communication team of the agency responsible for the production. We identified that themes related to nature and natural beauty predominate in the production and indicated points of attention related to tourism sustainability in the region and relevant aspects for the city that could be further emphasized. The results indicate that the project achieved communication effectiveness in terms of reach and reverberation of the content on online social networks, as well as presenting a differentiated format of tourist communication for the city. It was observed that directly relating the results of the production to the actual attraction of tourists is unfeasible, despite presenting some positive data on the increase in tourist demand in the city in recent months. We suggest that the campaign could benefit from greater emphasis on varied elements to diversify the visitor profile. This work offers reflections for the development of future campaigns and contributes to the literature on place marketing and tourist destinations.
Designação do Departamento: Departamento de Sociologia
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_camilla_fernandes_pinheiro.pdf33,96 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons